EXPOSIÇÃO

Exposição Sólidos Geométricos e Obras Arquitetônicas aborda grandes nomes da arquitetura mundial

Obras de Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi fizeram parte da mostra realizada nessa quarta (20).

Publicada em 22/06/2018 Atualizada há 12 meses

Cooperação, planejamento e muita força de vontade nortearam a Exposição Sólidos Geométricos e Obras Arquitetônicas produzida pelos alunos do primeiro ano do curso técnico Integrado em Edificações, realizada nessa quarta-feira (20), no Hall de entrada do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN.

Em cada exposição, informações e curiosidades foram desveladas sobre os sólidos que compõem grandes obras arquitetônicas, como o prédio do Museu de Artes de São Paulo (Masp) e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, fazendo o público apreciar não só as possibilidades plásticas e o estilo de cada obra, como também a vida de cada arquiteto e sua relevância para o mundo da arquitetura.

A exposição, fruto de estudos da disciplina de Desenho Técnico, tem como objetivo integrar as teorias estudadas em sala de aula com a prática, possibilitando um conhecimento mais abrangente sobre os conceitos básicos e fundamentais dos desenhos geométricos.

Segundo a coordenadora da atividade, professora Deisyanne Câmara, o momento é uma oportunidade de fomentar o desejo dos alunos, que acabaram de adentrar ao curso de Edificações, por disciplinas posteriores, como Desenho Arquitetônico e Elementos de Projeto de Arquitetura. “A experiência pretende despertar esse interesse dos alunos e lançar um olhar prático sobre a teoria aprendida​ em sala de aula”, relatou.

A metodologia adotada contou, preliminarmente, com um trabalho de pesquisa sobre os arquitetos e as obras arquitetônicas. Posteriormente, os alunos confeccionaram maquetes e um painel que esmiuçava o trabalho e a relevância das obras e dos arquitetos escolhidos.

Em dois turnos, manhã e tarde, a apresentação ainda contou com o nome de grandes gênios da arquitetura mundial, como Walter Gropius, Aldo Rossi, Álvaro Siza, Frank Lloyd Wright, Herzog & de Meuron, Ieoh Ming Pei, Le Corbusier, João Filgueiras Lima, Ludwig Mies Van Der Rohe, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Robert Venturi.