ENSINO

Equipe de São Gonçalo do Amarante é premiada com medalha de bronze na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Olimpíada aconteceu no dia 14/08/2015

Publicada em 19/08/2015 Atualizada há 1 ano

Equipe "História ao Cubo"

A equipe História ao Cubo, formada pelos alunos Amaro Queiroz, Kelly Santos e Thamires Lima, e orientada pelo professor Renato Marinho, participou, no último dia 14, da final da sétima edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), realizada na Unicamp. O grupo de alunos - que se dedicou durante cerca de um mês e meio a uma série de leituras relacionadas à prova - teve excelente desempenho, o que resultou na conquista da medalha de bronze.

Para o orientador Renato Marinho, a medalha conquistada pela equipe é reflexo de um trabalho mais longo, marcado pela disciplina e comprometimento dos alunos: “a equipe foi amadurecendo a cada fase da Olimpíada e, já com a classificação confirmada para a final presencial, não parou de se dedicar, mostrando bastante empenho nas leituras das obras indicadas”.

O professor de História ressaltou, ainda, a importância da ONHB para que os alunos desenvolvam o interesse pela pesquisa, tendo em vista que as questões exigem a leitura e análise de fontes históricas, e aprimorem a capacidade de escrita, também cobrada das equipes nas principais fases da Olimpíada. Além disso, a ONHB costuma trabalhar com temas transversais, como foi este ano, com questões relacionadas aos diversos tipos de preconceito que marcam nossa sociedade.

Felizes com o desempenho, a equipe História ao Cubo e seu orientador esperam que mais alunos do campus São Gonçalo do Amarante possam participar da próxima edição da ONHB, para aprenderem, de uma maneira prazerosa e lúdica, um pouco mais da história do Brasil.