ENADE 2018

Egresso do Campus SGA conquistou uma das maiores notas do ENADE no Brasil

Segundo mais recente avaliação do ENADE, referente a 2018

Publicada em 24/10/2019 Atualizada há 1 ano

Ricardo (ao centro) comemora a conquista com o Diretor Acadêmico, Aldrin Rufino, e a Diretora-Geral, Marilac de Castro

Divulgamos, há alguns dias, que o Curso Superior de Tecnologia em Logística do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN conquistou CONCEITO 5, a nota máxima no Enade, referente à avaliação de 2018. Em todo o país, entre universidades, centros universitários, faculdades e institutos federais, 388 cursos foram avaliados na área de Tecnologia em Logística, sendo 64 apenas no Nordeste.

O resultado positivo também se mostrou no desempenho individual de um dos nossos alunos egressos. Na mesma avaliação, considerando os inscritos dessa área específica, Ricardo Fernandes Campos Neto conquistou a maior nota da Região Nordeste, superando ainda o Norte, Centro-Oeste e Sul. Concluinte do Curso Técnico Subsequente em Logística em nosso Campus (2014), ingressou no curso superior no ano seguinte, logo após ter sido aprovado para o cargo de Técnico de Comercialização e Logística Júnior no concurso da Petrobrás.

"A certeza de ter tido uma boa base acadêmica me deixa confiante para atuar no mercado de trabalho, além de ser muito gratificante ver que o conteúdo passado em sala de aula vai de encontro ao que é cobrado nas provas externas. Foi assim quando fui aprovado no concurso da Petrobrás para técnico em logística, em 2015, ainda como aluno do subsequente do Campus. E não foi diferente na prova do ENADE, agora como egresso do superior em logística. Apesar de já esperar um bom desempenho, receber a notícia de ter sido a maior nota, levando em consideração Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sul, foi uma surpresa maravilhosa" comemora Ricardo. E acrescenta: "Vejo meu desempenho como um pequeno retorno comparado a tudo que o IFRN me proporcionou e continua me proporcionando. O resultado vem para coroar o trabalho desenvolvido com muita competência e cuidado por todo corpo docente, técnicos administrativos e terceirizados do Campus São Gonçalo do Amarante".

A notícia foi recebida com empolgação por toda a comunidade acadêmica. Alguns docentes do Curso de Logística deram seu depoimento:

"O discente, tanto durante o curso subsequente em logística assim como o curso de tecnologia em logística, apresentou iniciativa, era participativo e apresentava disponibilidade para as atividades de extensão, contribuindo na organização dos eventos do curso. Além disso, participou de projetos de pesquisa (foi meu orientando no TCC do técnico e no projeto de pesquisa), atuando ativamente e com dedicação ao que era proposto. Em seus estágios, recebia elogios dos responsáreis diretos nas empresas onde atuou. Em uma delas, foi contratado após um curto período de experiência. Um aluno de destaque no curso. Sinto-me feliz em poder, de algum modo, contribuir com seu crescimento profissional. Sinto-me realizada vendo o resultado de crescimento e amadurecimento dos nossos discentes." Professora Luciana Guedes Santos.

"É um resultado que reafirma a qualidade desta instituição centenária de educação, levando ao mercado excelentes profissionais da área de Logística, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Quanto ao Ricardo, sempre foi muito dedicado e proativo, contagiando inclusive seus colegas de turma a sempre buscarem algo além daquilo que lhes estava sendo apresentado. Já é um grande profissional e certamente galgará espaços cada vez mais alto em sua carreira. Desejo muito sucesso sempre!!!" Professora Rafaelli Freire.

“A nota máxima no ENADE premia e reconhece a qualidade e a competência do corpo docente e de toda equipe de apoio do curso de Logística do Campus São Gonçalo do Amarante (IFRN), bem como a capacidade e o potencial de nossos alunos, em especial Ricardo Fernandes, que obteve a nota máxima no Nordeste! Educação de qualidade aberta a todos!” Professor Diogo Fernandes.

Sobre o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/enade

Acesse aqui o Relatório Síntese de Área – 2018 – Tecnologia em Logística

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

04/10/2019 – Nota máxima no ENADE atesta qualidade do curso Logística do Campus São Gonçalo

21/01/2015 – Alunos do Campus são aprovados no concurso da Petrobras