Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NEABI | NAPNE | NUARTE

Cine Diversidade apresenta longa-metragem nessa quinta-feira (27)

Exibição do filme Martírio, às 14h, no Auditório do Campus

Publicada em 27/09/2018 Atualizada há 1 ano

O projeto de extensão Cine Diversidade exibe, nessa quinta-feira (27/09), o longa-metragem Martírio, de Vicenti Carelli, às 14h, no Auditório do Campus. O evento pretende criar um espaço de reflexão entre o NEABI, NAPNE e NUARTE do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, abordando temáticas de inclusão social e educacional, cultura popular e processos históricos e sociais.

A organização do evento oferece 120 ingressos, distribuídos para o público externo (50% das vagas) e para o público interno (50% das vagas). Os alunos, servidores e técnicos-administrativos interessados devem procurar os docentes Renato Marinho e Yane Ramalho ou a aluna Camille Teixeira, bolsista do projeto.  

Para o professor Renato Marinho, o momento contribuirá com a discussão sobre a diversidade e as representações construídas sobre temáticas de inclusão na “sétima arte”. A partir de obras cinematográfica que problematizam questões que envolvem a diversidade, o evento pretende estabelecer um diálogo com as diversas linguagens, facilitando, portanto, um exercício de reflexão para além do cinema, do lazer e do entretenimento", disse.

O filme

A obra acompanha o retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá, registrando o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, está instaurado um conflito de forças desproporcionais: Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas