Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NEABI

Campus SGA promove lançamento do livro Terecô de Codó - Uma religião a ser descoberta

O evento, realizado pelo Neabi, acontecerá na próxima terça-feira (31), às 19h, no hall de entrada do Campus São Gonçalo do Amarante

Publicada em 26/05/2016 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN -  Campus São Gonçalo do Amarante, irá promover o lançamento do livro "Terecô de Codó - Uma religião a ser descoberta",  do pesquisador maranhense Cícero Centriny, seguido da roda de conversa "Os Estudos Afro-brasileiros e o Terecô de Codó".

Terecô é a denominação de uma religião afro-brasileira tradicional de Codó, município maranhense que recebeu no passado, em suas fazendas e plantações de algodão, muitos negros escravizados. Embora a denominação “terecô” seja muito frequente no interior do Maranhão, até poucos anos era quase inexistente na literatura antropológica e era desconhecida da maioria dos sacerdotes e praticantes das religiões de matriz africana de outros estados. Esta comunicação tem como objetivo falar da pesquisa que gerou o livro “Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta” e fazer uma reflexão sobre as práticas rituais que compõem essa religião afro-brasileira de matriz africana como parte extremamente importante da história negra do Maranhão, contribuindo assim para a preservação da memória e cultura popular e religiosa maranhense.

O evento acontecerá na próxima terça-feira (31), às 19h, no hall de entrada do Campus São Gonçalo do Amarante. A programação conta com a roda de conversa e o lançamento do livro que estará à venda no local pelo valor de R$ 60,00.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas