EXPOSIÇÂO

Câmpus São Gonçalo realiza Exposição - NA CANTADA DO CORDEL

Exposição: NA CANTADA DO CORDEL

Publicada em 30/10/2012 Atualizada há 1 ano

A exposição Na cantado do cordel, que será realizada no próximo dia 10 de novembro, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa e Literatura, Milson Santos, que desenvolveu, com suas duas turmas do curso técnico integrado em Informática, o projeto Cordel no Câmpus.

Os objetivos do projeto são, entre outros, estudar o gênero textual cordel, na sala de aula, em sua dimensão discursiva e linguístico-textual, com foco no incentivo à leitura e à produção textual, além de contribuir para o resgate e a manutenção da literatura de cordel, um dos expoentes da nossa cultura popular.

Durante o primeiro bimestre letivo, foram realizadas diversas atividades, inclusive uma visita à Casa do Cordel (Natal-RN), que é parceira do Câmpus nesse evento. Segundo o professor, nortearam sua prática, entre outros, os trabalhos de Lopes-Rossi (2003), desenvolvidos com projetos pedagógicos e módulos didáticos, que preveem, pelo menos, três etapas: leitura e conhecimento do gênero; produção escrita; divulgação ao público.

E é essa terceira etapa do projeto – divulgação ao público – que ocorrerá agora nos próximos dias. Serão cerca de 30 títulos de cordéis produzidos pelos alunos. Além disso, o evento contará com a participação de poetas como Abaeté do Cordel e Manoel Cavalcante, entre outras atrações. Há cordéis com temáticas para todos os gostos: do tom mais sério-reflexivo - como O que é ser cidadão - , ao mais divertido, como o Casamento gay, por exemplo.

“Trata-se de divulgar a produção de nossos alunos, a fim de valorizar o seu trabalho, além de cumprir uma etapa do projeto, que é exatamente fazer o texto do aluno circular, alcançando um público leitor mais amplo” – destaca o professor.  Além da exposição no Câmpus São Gonçalo, outra está sendo programada no Câmpus Natal – Cidade Alta, em parceria com a Casa do Cordel.

Exposição: NA CANTADA DO CORDELExposição: NA CANTADA DO CORDEL - 2