Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Campus participa de reunião para o fortalecimento do artesanato são-gonçalense

O encontro aconteceu na última quinta-feira (14)

Publicada em 19/11/2019 Atualizada há 1 ano

O grupo composto por representantes de diversas instituições discutiu o fortalecimento do artesanato local

Na última quinta-feira (14), o IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante, por meio da Coordenação de Extensão, participou de uma reunião na Associação das Artesãs de Maçaranduba (Artmar), localizada na zona rural de São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, a associação recebeu a visita da empresária europeia do ramo de artesanato, Sra. Marta Pruns, que pretende estabelecer um contrato de compra da produção da Artmar para venda no mercado europeu.

A programação teve início com um café de manhã, seguido de exposição dos produtos fabricados pelas artesãs, e finalizado com um amplo debate sobre questões em torno da produção, transporte e comercialização dos produtos.

Participaram do encontro, além da empresária Marta Pruns, a articuladora do evento e coordenadora do mercado local, Jeane Ferreira, o professor representante da UFRN, Dr. Marciano Furukava, a senadora Zenaide Maia, o vereador Flávio Henrique, a coordenadora do PROART do RN, Graça Leal, a consultora do Senai, Fátima Resende, a representante do Instituto Planet, Jaqueline Rabelo, e o coordenador de extensão do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante, prof. Fernando Freire.


Sobre a ARTMAR

A ARTMAR trabalha com palha de carnaúba, uma palmeira encontrada em algumas regiões do Brasil. O manuseio da palha, entrelaçando-a, era uma prática da etnia indígena potiguara que habitava o litoral nordestino, desde a Paraíba até o Maranhão. Do trançado de palha são feitos cestos, caixas, bolsas, chapéus e outras peças de utensílio doméstico.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas