Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Alunos transformam contos literários em exposição visual

Trabalhos estimularam a reflexão e apresentaram forte crítica social

Publicada em 23/12/2016 Atualizada há 1 ano

Protagonismo feminino, violência contra a mulher e discriminação de minorias marginalizadas. Esses foram alguns dos temas abordados na exposição “O Fio das Missangas”, apresentada pelos alunos da turma do Técnico Integrado em Logística (2M), nesta quinta-feira (22), no Campus São Gonçalo do Amarante.

O trabalho baseou-se nos contos do livro homônimo do escritor moçambicano Mia Couto. “A ideia era que, a partir da passagem principal da publicação, ‘Eu dou o fio e as mulheres as missangas. E são tantas as missangas’, os alunos refletissem sobre um conto lido e mergulhassem na vivência deste, traduzindo essa leitura por meio de um novo olhar”, explica o professor de Língua Portuguesa Luiz Alberto Pimentel.

O resultado refletiu-se em produções criativas e críticas abordando, principalmente, questões relacionadas à opressão e submissão da mulher pelo machismo social. Em um dos trabalhos, a imagem produzida pelos alunos chegou a chocar alguns espectadores. As personagens representavam agressões físicas e psicológicas praticadas contra as mulheres através de maquiagens, que simulavam ferimentos, e outros adereços que compunham cenas de forte apelo.

Em outra instalação, foi abordada a invisibilidade dos pedintes presentes no cotidiano urbano, que diariamente são desprezados pelos olhares dos passantes. O grupo concentrou-se em problemas enfrentados pelos mendigos, como a falta de abrigo, o desrespeito e a violência. No final, o trabalho era complementado por um vídeo enfocando mendigos no Centro de Natal. As imagens ficaram carregadas de simbolismo pelo fato de os personagens estarem instalados em frente aos prédios da Prefeitura do Natal e da Assembleia Legislativa/RN.

Para o prof. Luiz Alberto, que instigou e trabalhou as ideias em sala de aula, os alunos conseguiram aliar a leitura à criatividade, à emoção e ao talento. “Foi uma exposição que, literalmente, nos encheu os olhos, por mostrar tamanho entendimento e sensibilidade no seu desenvolvimento, elaboração e apresentação”, avaliou.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas