Logística

Alunos do IFRN-SGA realizam uma Mostra de Logística

Publicada em 18/12/2017 Atualizada há 1 ano

Na manhã desta última quinta-feira (14), os alunos do Curso Técnico Integrado em Logística se reuniram em frente ao Hall do IFRN-SGA para realizar a Mostra de Logística. A Mostra faz parte de uma avaliação da professora, Luciana Guedes, do curso de Logística, que orientou os alunos sobre como deveriam desenvolver essa atividade.

De acordo com a professora Luciana Guedes, primeiramente os alunos visitavam o estoque de uma determinada empresa e depois analisavam o local, se havia endereçamento nas prateleiras, iluminação adequada, segurança no trabalho e outros processos logísticos, conforme o que foi estudado em sala de aula. Em seguida, os alunos fizeram uma maquete representando o estoque da empresa visitada e propondo soluções para as problemáticas encontradas.

Ao todo foram 7 grupos expondo suas maquetes e se apresentando para o público interno do campus. Segundo o grupo representante da WT Distribuidora, essa mostra foi um aprendizado muito importante devido a visita técnica minuciosa na empresa, que permitiu identificar os equipamentos e conhecer todos os processos logísticos demonstrados em teoria na sala de aula. Ainda de acordo com os alunos, eles tiveram que ser muito criteriosos com a WT distribuidora visto que a empresa tem selo 9001 de qualidade, mas eles analisaram e colocaram como proposta de intervenção separar o almoxarifado do estoque, que atualmente estão juntos.

Quem passou por todos os grupos pode perceber que a WT distribuidora foi uma exceção no padrão de qualidade, diante de tantas outras empresas cheias de falhas, como foi o caso do setor de estoque da Comjol. Segundo o grupo representante dessa empresa, foram várias as problemáticas encontradas, tais como: falhas na segurança do trabalho, falta de endereçamento das prateleiras, materiais colocados nos lugares que sobravam espaço, inclusive em corredores atrapalhando a movimentação dos funcionários.

Empresas analisadas:

- Comjol