Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

HISTÓRIA

Alunos do campus São Gonçalo do Amarante conquistam medalha de bronze na 9ª ONHB

Equipe ficou entre as 75 melhores equipes do país dentre mais de 12 mil times inscritos

Publicada em 31/08/2017 Atualizada há 1 ano

A equipe Níkaia, formada pelos discentes Maria Laura Jales, Matheus Olegário e Ohanna Dezidério, todos da turma de Informática do 4º ano, e orientada pelo professor Renato Marinho, conquistou a medalha de bronze na final da 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada na Unicamp no dia 19 de agosto. 

Após classificar-se como melhor equipe de escola pública do Nordeste, os alunos foram a Campinas e realizaram uma prova escrita que versava sobre temas como a meritocracia, o sistema de cotas e a democracia, tendo obtido um resultado que a colocou entre as 75 melhores equipes do país (as medalhas são distribuídas por grupo, sendo 35 de bronze, 25 de prata e 15 de ouro). Vale lembrar que no começo da ONHB mais de 12 mil equipes concorriam à fase final classificaram-se 307 equipes.  

Para o professor Renato, o feito é significativo, tendo em vista que o campus São Gonçalo do Amarante começou a participar da ONHB apenas a partir de 2015. "É nossa terceira participação, e já conseguimos a segunda medalha de bronze. Para além da medalha, fica a sensação de que os alunos passaram a se envolver mais com a disciplina e aprenderam que o ensino de História pode contribuir para uma visão crítica sobre a sociedade em que vivemos", afirmou, lembrando ainda da medalha conquistada na 7ª ONHB. 

A aluna Ohanna, por sua vez, destacou que além dos conhecimentos históricos adquiridos, os contatos com outras equipes do Brasil e do próprio IFRN tornaram a experiência de participar da final ainda mais significativa: "Saímos de Campinas com a medalha de bronze, mas os laços que se iniciaram lá valem muito mais que ouro", afirmou a aluna medalhista.  

A expectativa agora, segundo o professor Renato, é de que mais equipes do campus possam participar da ONHB em 2018, inspirados pelo excelente desempenho da equipe Níkaia.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas