Edificações

Alunos apresentam trabalho em evento nacional

Estudo sobre utilização de resíduos gerados em olarias foi exposto no Congresso Brasileiro de Concreto

Publicada em 14/10/2016 Atualizada há 1 ano

“Efeito do fator água/cimento na resistência de argamassas contendo cinzas de olaria”. Esse é o tema do trabalho apresentado pelos alunos Larissa Barbosa e Dennis Gomes, do curso de Edificações, no 58º Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), realizado nesta semana, de 11 a 14, em Belo Horizonte/MG.

A pesquisa, orientada pela professora Jozilene de Souza, apresenta uma alternativa sustentável para aproveitamento das cinzas, produzidas pelas atividades de olarias, em argamassas de revestimento substituindo o cimento em percentuais que variam de 10% a 30%.

Jozilene explica que o tema é importante para a região de São Gonçalo do Amarante, uma vez que a produção de materiais cerâmicos, como tijolos e telhas, é uma das principais atividades econômicas do município.

“O trabalho das olarias gera, em sua etapa de produção, após a queima da madeira de cajueiro, as cinzas, material altamente poluente, mas que tem viabilidade técnica de ser inserido na cadeia produtiva da construção civil, conforme mostrou a pesquisa” destaca a professora.

Congresso

O CBC é promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) e configura-se como um fórum nacional de divulgação e debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. O evento objetiva divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto e as estruturas de concreto, em termos de produtos e processos, práticas construtivas, normalização técnica, análise e projeto estrutural e sustentabilidade.