RECONHECIMENTO

Aluno do IFRN-SGA se destaca na Olimpíada de Robótica 2018

João Victor Xavier de Freitas, sob orientação do professor Leonardo Amorim, foi agraciado com medalha de honra ao mérito na edição 2018 do evento

Publicada em 20/12/2018 Atualizada há 1 ano

Aluno João Victor e professor Leonardo Amorim comemoram o reconhecimento

O aluno do curso integrado em Informática João Victor Xavier de Freitas, sob orientação do professor Leonardo Amorim, recebeu a medalha de honra ao mérito na modalidade teórica de nível 5 da Olimpíada de Robótica – OBR. O evento é uma realização da Universidade Federal de São Carlos, da Unicampi, do Sesi São Paulo e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com demais instituições.

Ao todo, a olimpíada contou com a participação de mais de 13.057 estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou técnico. "Desde cedo tenho admiração por olimpíadas do conhecimento, e participar da OBR 2018 foi uma grande felicidade para mim. Ganhar a medalha de honra ao mérito é gratificante e estimulante, pois é um incentivo para continuar buscando mais conhecimento." destacou o aluno João Xavier.

Para Leonardo Amorim, o reconhecimento reflete o empenho e a dedicação que o Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN oferece aos seus estudantes, no campo no ensino, da pesquisa e da extensão. "Este reconhecimento é muito importante para a formação do aluno, representa um excelente nível de desempenho dentre os participantes. Reflete também a dedicação que o campus tem para contribuir com a promoção de carreiras científico tecnológicas na região além de transformar a realidade destes alunos." Destacou o professor orientador Leonardo Amorim.

Sobre a olimpíada

As olimpíadas científicas são uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens utilizada em praticamente todo o mundo. Além da difusão, as olimpíadas realizam muitas outras atividades, e, em muitos casos são também atores no processo de atualização dos professores e escolas. Duas das mais importantes são a Science Olympiad, realizada nos EUA desde 1983, e a European Union Science Olympiad, realizada em toda a União Europeia desde 2003.

Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.