Congresso

Aluno do IFRN-SGA apresenta trabalho no 59° Congresso Brasileiro De Concreto

Durante os dias 31 de outubro a 3 de novembro foi realizado a 59° edição do Congresso Brasileiro de Concreto (CBC) em Bento Gonçalves – RS.

Publicada em 22/11/2017 Atualizada há 1 ano

Durante os dias 31 de outubro a 3 de novembro foi realizado a 59° edição do Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), em Bento Gonçalves – RS. O evento objetiva divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto, suas estruturas, em termos de produtos e processos, práticas construtivas, normalização técnica, análise e projeto estrutural e sustentabilidade.

No evento, o aluno José Edivandro de Sousa Júnior, do curso Integrado de Edificações, apresentou seu trabalho na categoria oral, uma das mais difíceis do CBC. O projeto foi orientado pelos professores Júlio César Cavalcante Damasceno e Jozilene de Souza e teve como tema: “Substituição Parcial do Cimento Portland por Cinzas de Olarias no Comportamento Mecânico do Concreto Estrutural”.

Segundo Jozilene, o objetivo do trabalho é coletar as cinzas de olarias e inseri-las na substituição parcial ao cimento, agindo com efeito filler, ou seja, preenchendo os vazios do concreto. Ainda de acordo com a professora, esse processo pode aumentar a resistência do concreto, mas se pelo menos, não diminuí-la, já é uma grande vantagem porque daria um destino adequado as a cinzas geradas durante o processo de queima da madeira nas olarias, e o coloca na cadeia produtiva da construção civil.