Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CINE DIVERSIDADE

3ª sessão do Cine Diversidade acontece amanhã (22/11)

Projeto exibe, no Auditório, o longa-metragem Estrelas além do tempo

Publicada em 21/11/2018 Atualizada há 1 ano

Em sua terceira sessão, o projeto de extensão Cine Diversidade exibe, nesta quinta-feira, 22, o longa-metragem Estrelas além do tempo (2016), de Theodore Melfi, às 13h30min, no Auditório Principal. O evento pretende criar um espaço de reflexão entre o NEABI, NAPNE e NUARTE do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, abordando temáticas de inclusão social e educacional, cultura popular e processos históricos e sociais.

A organização do evento oferece 80 ingressos, distribuídos para o público externo (50% das vagas) e para o público interno (50% das vagas). Os alunos, servidores e técnicos-administrativos interessados devem procurar os docentes Renato Marinho e Yane Ramalho ou a aluna Camille Teixeira, bolsista do projeto.  

Para o professor Renato Marinho, a terceira sessão do Cine Diversidade contribuirá com a discussão sobre a diversidade e as representações construídas sobre temáticas de inclusão na sétima arte. "A partir de obras cinematográfica que problematizam questões que envolvem a diversidade, o momento pretende estabelecer um diálogo com as diversas linguagens, facilitando, portanto, um exercício de reflexão para além do cinema, do lazer e do entretenimento", disse.

O filme (Estrelas além do tempo)

Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas