Você está aqui: Página Inicial / Campi / São Gonçalo do Amarante / Institucional / CPA - Comissão Própria de Avaliação

CPA - Comissão Própria de Avaliação

CPA

A CPA é um órgão de assessoramento do IFRN, que atua com autonomia em relação aos demais conselhos e colegiados.  Tem como objetivos planejar e executar a autoavaliação do IFRN, bem como divulgar e discutir os resultados.

Para realizar a atividade, ela é formada por uma comissão central, a quem compete a coordenação das atividades, e por comissões locais em cada Campus do Instituto, compostas por representantes dos docentes, técnicos administrativos, equipe técnico pedagógica, alunos da Educação Superior, alunos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio e da sociedade civil organizada indicados pelo Conselho Escolar do Campus.

Compete às CPA locais:

I. Organizar reuniões sistemáticas para desenvolver suas atividades;
II. Sistematizar as informações relativas à autoavaliação no Campus, conforme o
projeto de autoavaliação definido pela CPA Central;
III. Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional;
IV. Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento das atividades avaliativas no Campus;
V. Apoiar a CPA Central no acompanhamento do processo de avaliação externa;
VI. Propor à CPA Central e/ou desenvolver projetos, programas e ações, visando à melhoria
do processo avaliativo institucional;
VII. Sistematizar e prestar as informações solicitadas pela CPA Central;
VIII. Elaborar relatórios parciais e finais do Campus e encaminhá-los à CPA Central;
IX. Socializar o processo avaliativo e os resultados da avaliação com a comunidade interna
e externa do Campus.

A avaliação é feita através da aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da comunidade acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores, a comunidade e ao INEP através de relatórios.

Os resultados obtidos com as avaliações são utilizados no planejamento de ações e na tomada de decisões, visando à melhoria dos serviços prestados pela instituição.

A Comissão Própria de Avaliação é uma exigência da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, para as Instituições de Ensino Superior.

Documentos referentes à CPA:

Relatório de Autoavaliação Institucional 2015 - SGA

Apresentação à comunidade do relatório da CPA local

Portaria 207/2015 - composição da CPA local de SGA