Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ensino e extensão

Projeto "Musicalizando Vidas no Potengi" é aprovado em conferência internacional

Trabalho será apresentado na IV Conferência Internacional de Sobral, de 23 a 26 de junho

Publicada em 03/06/2019 Atualizada há 1 ano

O trabalho é resultante de ação de ensino e extensão relativa à pesquisa de iniciação científica realiza no Campus SPP

O projeto "Musicalizando Vidas no Potengi", desenvolvido no Campus São Paulo do Potengi, foi aprovado na IV Conferência Internacional de Sobral - evento organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que acontecerá de 23 a 26 de junho, com objetivo de promover conferência acerca de pesquisa e produções internacionais. O tema do evento, este ano, é 'Educação Musical juventude(s) na contemporaneidade. 

A iniciativa desenvolvida no Campus tem como objetivo 'musicalizar por meio da prática coletiva'. O público-alvo são estudantes do nível médio e jovens da comunidade externa que possuem interesse em participar da prática, com formação de bandas de música popular. O trabalho é resultante de ação de ensino e extensão desenvolvida com bandas, relativa à pesquisa de iniciação científica 'Gostos e preferências musicais no IFRN/SPP', que foi realiza no Campus em 2017. A autoria da pesquisa é da professora Ana Morais e do bolsista, Wtson Silva, e, ex-bolsistas do Nuarte: Louisy Cruz, José da Rocha Neto. 

Confira abaixo o resumo do projeto, na íntegra: 

"A música está presente no cotidiano das pessoas, sobretudo no dia-a-dia dos jovens em idade escolar. Observando isto, o projeto Musicalizando Vidas no Potengi é desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus São Paulo do Potengi (SPP) e objetiva musicalizar por meio da prática coletiva. O público alvo é formado por estudantes do Ensino Médio integrado e jovens da comunidade externa à instituição que possuem interesse em participar da prática de conjunto com formação de duas bandas de música popular. A pesquisa de iniciação científica, realizada na instituição, buscou discutir e conhecer os gostos e as preferências musicais dos alunos dos cursos integrados do IFRN/SPP, através de questionários online que trataram da caracterização dos participantes, trajetórias sociais e interações musicais. A pesquisa apontou que o gosto musical dos estudantes não se efetiva apenas por predisposições autônomas do sujeito, tampouco como macro determinações das estruturas sociais, mas, sim, por uma linha tênue entre o indivíduo e os produtos criados pela sociedade. Nesta perspectiva, o repertório trabalhado nos dois grupos baseia-se nos gostos e preferências musicais de seus componentes de forma dialogada, pois dar autonomia ao jovem no contexto da produção musical coletiva oportuniza a interação destes sujeitos com mundos musicais distintos, amplia experiências musicais, contribui para a construção de identidades nas sociedades contemporâneas, além de favorecer e fortalecer vínculos afetivos entre os participantes. Assim, almeja-se que o trabalho realizado neste projeto oportunize novas discussões e ampliação de horizontes intelectuais". 


Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas