Pesquisa e extensão realizam atividades extracurriculares

Estudantes do IF/SPP e comunidade externa participam de ações dentro e fora do Campus

Publicada em 26/07/2016 Atualizada há 1 ano

Atividades extracurriculares

Baraúna, Mossoró e Assú. Essas cidades da Região Oeste Potiguar recepcionaram uma comitiva para lá de animada e curiosa: entre servidores e estudantes, 14 pessoas integraram a viagem de campo da Coordenação do curso de Edificações do Campus São Paulo do Potengi do IFRN. A ideia da viagem surgiu da necessidade de dar aos alunos que são orientados/coordenados por Evilane Farias, professora de Materiais de Construção e Estabilidade a oportunidade de conhecerem melhor os processos de fabricação dos principais materiais de construção utilizados nas pesquisas desenvolvidas no laboratório do Campus.

Acompanhadas pelos Professores Gabriela Bruno, Neuber Araújo, Rubens Alves e o técnico de laboratório Abraão Brazão, a professora Evilane só tinha elogios à empreitada: “Fiquei bastante impressionada com a receptividade, os palestrantes foram extremamente simpáticos e tiveram todo o cuidado de mostrar o passo-a-passo do processo, os meninos ficaram maravilhados com a visita”.

A aula de campo foi realizada com os alunos que estão inseridos em projetos de pesquisa de tecnologias de argamassas, concretos e produtos cimentícios sustentáveis e consistiu em visitas técnicas a algumas fábricas do ramo da construção civil: MIZU (fábrica de cimento) e CNN (fábrica de Cal), em Baraúna/RN, BQMIL (fábrica de argamassa), em Mossoró-RN e a olaria Cerâmica do Gato, em Assú. Foram ministradas palestras sobre todo o processo de fabricação de cada empresa e posteriormente visitou-se as instalações fabris, onde os participantes puderam tirar dúvidas e matar curiosidades acerca de cada etapa do processo.

O intuito da viagem foi conhecer na prática a teoria em sala de aula, além de permitir que os alunos conhecessem as especificidades dos processos de produção desses materiais, através do acompanhamento desde o processo de extração da matéria-prima, passando pelo processo de fabricação até o produto final, com destaque a todos os ensaios laboratoriais de controle de qualidade.

Para Josepson Mauricio, Aluno do subsequente e formando em edificações, a aula de campo trouxe aprimoramento pessoal e foi de muito aprendizado: “adquiri conhecimento, novas amizades e pude perceber o quanto sou apaixonado pela carreira que escolhi para seguir". Segundo o estudante, que é bolsista na Cocsev – a viagem uniu o grupo, formado por estudantes ligados à pesquisa e extensão com projetos e temas de estudo em comum.

Já Emerson Araújo, aluno do Integrado, elencou uma série de sensações sobre a viagem: “As brincadeiras entre os participantes da viagem e o pessoal das fábricas é a melhor lembrança, mas do que gostei mesmo foi o interesse dos representantes das empresas que visitamos, pois eles nos deram a assistência essencial para entender todo o conteúdo apresentado. Segundo Emerson, a experiência foi importante para nós, pois fortaleceu conhecimentos sobre a carreira na área de edificações. “As grandes estruturas e os equipamentos utilizados para fabricação dos produtos e a oportunidade de ver as teorias que foram ministradas em aula sendo aplicados no nosso ramo profissional é muito gratificante e educador”, finalizou.

Fotos da viagem AQUI

Cineclube Potengi

Para a exibição do longa metragem nacional "Narradores de Javé" (2004), o Cineclube Potengi – projeto de extensão do Campus SPP do IFRN recebeu duas turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire, também localizada em São Paulo do Potengi, além do público interno do instituto, constituído de alunos, trabalhadores de empresa terceirizada, técnicos e docentes. À sessão, que aconteceu dia 20/07, das 13 às 17hs, no auditório do IF-SPP, seguiu-se um debate sobre a temática discutida no filme, a inundação de terras em decorrência das obras de uma barragem.

A próxima sessão do cineclube será no dia 18/08, das 13h às 15h, no Auditório do IF/SPP, durante a II SEMADEC.

NEABI

Já o curso Noções introdutórias sobre a História dos Povos Indígenas no Brasil e no Rio Grande do Norte, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI aconteceu dia 21/07, das 13 às 16hs na sala de videoconferência. Contando com a participação de alunos e membros do Núcleo. O tema do encontro foi "As dez mentiras mais contadas sobre os índios no Brasil". A próxima reunião do grupo será dia 04/08 e discutirá "Uma história do contato: choques culturais na América portuguesa".

extensao
pesquisa