Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Mil

Participantes do curso de recicladora recebem certificação

Curso foi o primeiro desenvolvido pelo projeto Mulheres Mil no Campus

Publicada em 29/12/2017 Atualizada há 1 ano

Estudantes participaram do curso de recicladora durante seis meses

As participantes do curso de recicladora, oferecido pelo Campus São Paulo do Potengi do IFRN, por meio do Programa Mulheres Mil, receberam a certificação do curso nesta quinta-feira (28) durante um evento, que contou com a participação da Pró-reitora de extensão do IFRN, Profa. Regia Lucia Lopes, realizado no Campus.

A cerimônia foi marcada por relatos de superação e incentivo a continuidade da formação das participantes. “Ao término de mais uma etapa em nossas vidas, temos a imensa certeza de que cada instante de aprendizagem foi válido. Cada descoberta das nossas atividades nos levaram a construir uma aprendizagem infinita”, destacou a estudante Danyelly Aparecida Ferreira, escolhida para ser a oradora da turma.

A pró-reitora de extensão do IFRN, Profa. Regia Lucia, afirmou que “o programa Mulheres Mil foi abraçado pelo IFRN, que o mantem atualmente com recursos próprios, uma vez que a realização de cursos como esse tem grande relevância para as mulheres e para as comunidades onde os Campi do IFRN estão inseridos”.  

Para a coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus São Paulo do Potengi, Prof. Cristina Bispo, foi “um desafio realizar este primeiro curso e fazer mulheres, que em sua maioria estavam a muito tempo fora das salas de aula, voltarem ao ambiente escolar”.  

O Diretor-geral do Campus, Prof. Ednaldo Pereira, destacou a importância da formação para as participantes e as incentivou a continuar estudando. “Esse foi um primeiro degrau. Esperamos vê-las novamente nos corredores do Campus, fazendo cursos técnicos e tendo outras experiências e oportunidades de aprendizado e crescimento”, destacou.  

Sobre o curso

Com duração de seis meses, o curso de recicladora, que foi gratuito, capacitou 30 mulheres da comunidade do Potengi, a atuarem em grupos de trabalho nas áreas de horticultura, comércio de resíduos recicláveis, artesanatos, produção de sabão ecológico e outros. 

As participantes cursaram disciplinas de cidadania e ética, saúde e corporeidade da mulher, associativismo e cooperativismo e empreendedorismo, ofertadas em conjunto com disciplinas do núcleo tecnológico da área de Meio Ambiente para permitir uma formação ampla e multidisciplinar para as mulheres atendidas pelo curso. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas