Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

20 DE NOVEMBRO

NEABI promove evento em alusão ao dia da Consciência Negra

Data será marcada pela realização de mesas-redondas, minicursos e oficinas

Publicada em 18/11/2019 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do Campus São Paulo do Potengi do IFRN promove nesta quarta-feira, 20, uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. Mesas-redondas, minicursos e oficinas tratarão sobre temas sensíveis e que merecem reflexão na nossa sociedade, como a visibilidade afrodescendente, o racismo, a intolerância religiosa, as práticas culturais e demais temas relacionados a história e cultura afrobrasileira.

"Com frequência, as reflexões do mês de novembro em torno do 'dia da consciência negra' são tomadas de assalto pela retórica de que o ideal seria um dia 'dia da consciência humana'. Essa estratégia discursiva busca realocar o racismo como um simples desvio de consciência e esconde o fato de que o racismo é o resultado das relações de poder historicamente construídas com a escravidão, exclusão e inferiorização do povo negro", destaca o Prof. Kleber Gavião, um dos organizadores do evento.

Programação

A programação do evento ocorre a partir das 10h20 da manhã no Auditório Fabião das Queimadas e no período da manhã contará com uma mesa redonda com o tema: "Negritudes: visibilidade afrodescendente no Rio Grande do Norte". A mesa será composta por Murilo de Oliveira Carvalho (UFRN), Maria Lucia Santos do Nascimento (Comunidade Quilombola Gameleira em São Tomé/RN) e Franco Willamy Lima da Fonseca (UFRN).

No começo da tarde serão realizadas as oficinas/minicursos que tratarão sobre "O racismo nosso de cada dia", "Desmistificando orixás: vivências e práticas" e "Literatura africana: primeiros contatos". Os interessados em participar das oficinas/minicursos precisam se inscrever. Para se inscrever basta clicar aqui.

No encerramento do evento, ocorre uma mesa-redonda sobre as "Religiões de matriz Africana em tempos de intolerância" que contará com as participações de André Luis Nascimento de Souza (UFRN), Gabriela Siqueira Cavalcante (Ilê Axé Dajo Obá Ogodo - Comum/Extremoz/RN) e Sebastião Leandro de Lima Alcântara (Ilê Isura Ni Omi Oxum - Macaíba/RN). O evento é gratuito e aberto a participação da comunidade.

.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas