Parceria

IFRN e Governo do RN assinam convênio para desenvolvimento da educação profissional no estado

Reunião ocorreu na terça-feira (17), no auditório da Governadoria do Estado

Publicada em 18/09/2019 Atualizada há 12 meses

Na tarde desta terça-feira (17), no Centro Administrativo, representantes do IFRN e do Governo do Estado assinaram um convênio para a criação da Rede RN de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação (EPCTI). A parceria, que envolve participantes das esferas municipal, estadual e federal, marca o início de mais um projeto de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação.

O encontro ocorreu na sede da Governadoria e teve a participação da governadora do estado, Fátima Bezerra, do reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, diretores-gerais dos campi da Instituição e seus gestores sistêmicos.  Estiveram presentes também o secretário de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (Seec/RN), Getúlio Marques; o vice governador, Antenor Roberto; os secretários Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico); Aldemir Freire (Planejamento); Fernando Mineiro (Gestão de Projetos); o secretário-adjunto da Administração, Iranildo Germano; o diretor da Fapern, Gilton Sampaio; o representante da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Erivan Amaral; o senador Jean-Paul Prattes e o deputado Francisco Medeiros.

O documento assinado pela governadora, secretários de governo e diretores da rede IFRN vai proporcionar a interlocução entre o Instituto Federal, que completa em 23 de setembro 110 anos de educação profissional, com a rede estadual de ensino. O foco é o desenvolvimento de parcerias e de ações de inovação e fortalecimento da oferta de educação profissional pública no estado, bem como a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos, voltados ao desenvolvimento da sociedade potiguar.

“A assinatura desse protocolo é muito significativa para mim que, enquanto militante da causa da Educação, sempre almejei uma rede pública de ensino de qualidade para o nosso estado. Lutei muito para isso como parlamentar e, agora como governadora, tenho a satisfação de firmar esse compromisso para expandir a rede de educação tecnológica no Rio Grande do Norte. E ter como parceira uma instituição como o IFRN que é referência em todo o país, que lidera o ranking nacional do IDEB, é para nós muito gratificante”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Para o reitor do IFRN, a assinatura do documento foi um momento simbólico. "A tarde de hoje demonstrou a união dos que fazem o Instituto, através dos seus gestores, com toda a sociedade potiguar, a fim de ampliar o nosso trabalho e construirmos juntos a educação que acreditamos e defendemos".

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado