QUALIFICAÇÃO

IFRN capacita membros dos Núcleos de Extensão e Prática Profissional

Coordenadores do NEPP de Edificações e Meio Ambiente do Campus participaram do evento

Publicada em 11/09/2019 Atualizada há 1 ano

O IFRN realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, na sala de Atos da Reitoria, um evento de capacitação destinado aos coordenadores e membros dos Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPP’s) do Instituto. O objetivo foi alinhar as ações dos Núcleos junto a partilha da prática profissional, na prestação de serviços à sociedade, abrangendo o atendimento de demandas da comunidade local. Na reunião, estiveram presentes inicialmente servidores do âmbito da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para apresentar e discutir a necessidade da implementação de cronogramas de trabalho relativos à Extensão, nos Campi.

Segundo Régia Lopes, membro da Proex, os Campi do IFRN têm uma excelente infra-estrutura, onde se deve desenvolver o potencial interna e externamente, para que haja maior êxito no recebimento de demandas. “Precisamos integrar nossas forças para atender a nossos objetivos, que abrangem ‘desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da Educação Profissional e Tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais’, além, é claro, de cumprir a missão de ‘prover formação Humana, Científica e Profissional aos discentes, visando o desenvolvimento social do estado’”, relata referenciando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026).

Os coordenadores do NEPP do Campus São Paulo do Potengi participaram do evento e destacaram a importância de ações de fortalecimento como essas. Para a Profa. Thais Bruno da Silva, o encontro foi enriquecedor porque possibilitou o "compartilhamento das experiências, além de permitir vislumbrar ações que podem ser realizadas no Campus. Partilhamos experiências e desafios e isso me deixa mais motivada a continuar fazendo ações de extensão". Além da troca de vivências entre os coordenadores dos núcleos, "com o encontro, também pudemos conhecer pessoalmente os coordenadores e formar uma rede de contatos para fortalecer os NEPPs, projeto de grande relevância do nosso instituto", destacou o professor Petterson Dantas.

Os encaminhamentos do evento foram a consolidação de ações dos NEPPs, como previsto no PDI, envolvendo o mapeamento de demandas da comunidade e um portfólio de possibilidades com ofertas de serviços para atendimento dessas demandas. “Todos o participantes saíram imbuídos na missão de levar para os Campi a disseminação do que aqui foi discutido para envolver mais pessoas nessa ação tão empolgante que é a extensão”, esclarece Régia.

NEPPs

Os Núcleos de Extensão e Prática Profissional, implantados por meio de Editais da Proex desde 2016, se constituem de um espaço de produção e disseminação do conhecimento, com ações que priorizam a superação das desigualdades sociais. A iniciativa oferece aprendizado e formação cidadã aos discentes, para que haja interação com a comunidade, e a consolidando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Os NEPPs também vêm sendo estudados como uma das formas de inserção da Extensão nos currículos, com base na resolução (do Artigo 4 CNE/CES 07/2018) que estabelece que "as atividades de Extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (ASCE).

extensao
servidores