ELEIÇÕES

Grêmio estudantil: conheça mais sobre as chapas concorrentes

Eleição ocorre nesta segunda, 11. "Todas as Vozes" e "Diversigrêmio" são as concorrentes.

Publicada em 10/11/2019 Atualizada há 12 meses

Nesta segunda-feira, 11, os estudantes do Campus São Paulo do Potengi do IFRN irão as urnas, das 8h às 15h, para escolher democraticamente sua representação estudantil. Estão inscritas duas chapas: "Todas as Vozes" (chapa 01) e "Diversigrêmio" (chapa 02).

Com lideranças femininas, as chapas concorrentes são compostas por estudantes dos cursos técnicos do Campus e nós entrevistamos as duas candidatas a presidência do Grêmio. Bárbara e Roberta têm 18 anos e são estudantes do curso técnico integrado de Edificações. Ambas destacam a necessidade de representatividade da voz dos estudantes no Campus como uma das justificativas para as suas candidaturas. Confira algumas respostas e mais informações sobre as chapas:

COCSEV: Como você acredita que o Grêmio pode atuar para promoção da melhoria das condições ofertadas aos estudantes?

Bárbara Araújo: Nós acreditamos que a existência de um grêmio faz parte da ideia de educação democrática.  Logo, o principal objetivo da nossa chapa é representar os direitos dos estudantes, reivindicando, por exemplo, a sua permanência na escola, o acesso às  ferramentas de estudo.  Garantir o seu transporte para chegar até a escola, a sua alimentação adequada e saudável, e apoiar a sua formação enquanto cidadão crítico e pensanete dentro do seio acadêmico. Acreditamos que sim, o grêmio tem sua relevância quando o atende as demandas estudantis e promove melhorias efetivas nas condições ofertadas pela instituição a que pertence. Nós acreditamos na educação democrática e com ela o devido dever de mudar as condições que atualmente são ofertadas.

Roberta Louise: É bom ter em mente que o grêmio, apesar de ter uma certa autonomia, não possui poder de simplesmente chegar e fazer, assim como tudo na vida, é questão de parcerias, questão de luta. Parcerias com projetos já existentes, parcerias com estes para a criação de novos. Integrando tudo e todos, principalmente, ouvindo-os, já que o grêmio é uma ação de estudantes para estudantes, seja em questões estruturais, em questões emocionais ou financeiras... a união faz a força, o processo é lento, mas já começou!

Conheça um pouco mais sobre cada uma das chapas abaixo:

Chapa 01: Todas as Vozes

Componentes: Bárbara Araújo, Arthur Ângelo, Ana Lígia Nicácio, Arthur Alexandre, Rita Varela, Nicolas Henrique, Maria Celiane, Ayuri Bezerra, Luzia Clênia, Eduardo Jefferson, Andriele Moura, Maria Celi e Ana Karol.

Principais propostas: "Nós temos mais de 40 propostas que estão dispostas em 10 diretorias. Diretoria de Finanças, de formação política e sustentabilidade, arte e cultura, esporte e lazer, assistência estudantil, mulheres, étnico-racial, comunicação e LGBTQI+.  Pretendemos realizar todas as ideias propostas, mas as principais proposições defendidas são: a criação de uma sala de descanso, tendo em vista o cotidiano exaustivo da instituição pra quem permanece nos contra-turnos, sem contar que boa parte dos estudantes moram em comunidades distantes e o ir e vir delas até o IF é outro fator de desgaste físico e mental. Então, tendo como base a qualidade de vida como agente importante no desenvolvimento acadêmico do alunado, estamos propondo a criação de uma sala de descanso, com tatames e almofadas, e se possível, dois computadores. A sala é exclusivamente para o descanso e desopilação.  Outra proposta é solicitação de estagiário de educação física para que as atividades desportivas possam ser realizadas, bem como incentivar a diversidade de modalidades esportivas na instituição. Por fim, pretendemos reativar a rádio escolar, tanto para ser um mecanismo de entretenimento e interação (por meio de músicas) quanto para ser um mecanismo de aprendizagem, para discutir pesquisas e projetos que são realizados na instituição. Buscaremos, assim, a efetivação dessas propostas assim que a chapa for eleita."

Chapa 02: Diversigrêmio

Componentes:Roberta Louyse, Letícia Ribeiro, Isaac Ferreira, Maria Lúcia, José Victor, Adriele Cipriano, Mateus Albuquerque, Girlianne Dantas, Daniela Ferreira, Maria Eduarda, Nicole Vitoriano, Jânio Mota, Geskelly Vince.

Principais propostas: "Defender o oferecimento de estágios: o IFRN é uma instituição profissionalizante, onde os alunos já saem prontos para o mercado de trabalho e precisam adentrar nesse meio com uma certa experiência, que será justamente desses estágios, e vale ressaltar que os mesmos são de grande interesse do corpo discente. Por isso, pretendemos lutar e levar essa demanda para organização política dos municípios também; Elaboração de calendário voltado as datas das olimpíadas de conhecimentos (ONHB; OBG; OBMEP; OBQ; OBF; OBA; OMIF, entre outras), que são realizadas durante o ano: tendo em vista que muitos alunos se interessam por tais eventos e olimpíadas, mas alguns nem mesmo sabem da realização destas no campus, achamos de imensa importância que o Grêmio esteja, a avisando e incentivando a participação dos estudantes; Revitalização do campus (portas dos banheiros/vestiários; bebedouro do ginásio, e um próximo à biblioteca): nós alunos passamos grande parte do nosso dia no instituto, como alguns dizem: 'Só visito a minha casa, moro mesmo é no IF'. Sendo assim, acreditamos que é de extrema importância levar a direção e lutar por questões estruturais".

Para votar, os estudantes precisarão apresentar documento oficial de identificação com foto ou documento estudantil oficial do corrente ano (carteira de estudante ou declaração de vínculo ativo com o Campus São Paulo do Potengi).