Estudantes do Campus SPP participam de Oficina de Jogos em História Colonial

Atividade destaca o processo de colonização da América Portuguesa

Publicada em 27/03/2018 Atualizada há 1 ano

Jogos auxiliaram na aprendizagem dos alunos

As turmas do 4º ano do Técnico Integrado em Edificações e Meio Ambiente do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, participaram de uma atividade diferente, no último dia 13. Os estudantes puderam aprender, de forma lúdica, sobre diferentes aspectos do processo de conquista e de colonização portuguesa do território da América, com um enfoque especial ao processo de ocupação da capitania do Rio Grande.

A "Oficina de Jogos em História Colonial", consistiu na aplicação de jogos pedagógicos que incentivam os alunos a discutir temas como a política de doação de terras (sesmarias) da Coroa, as ações de resistência de indígenas e negros, além das maneiras como esses grupos buscavam resguardar os seus próprios interesses ao se inserir na sociedade colonial que se formava.

De acordo com os professores Júlio César e Kleber Gavião, o objetivo da atividade era mostrar um panorama mais diversificado da colonização, as trajetórias e escolhas possíveis, as relações de poder e as estratégias de sobrevivência, adotadas pelos atores envolvidos. A oficina foi realizada em parceria com o Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.