Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conquista

Estudantes do Campus São Paulo do Potengi recebem menção honrosa na Olimpíada de Matemática

Ao todo, treze alunos receberam menção honrosa na OBMEP

Publicada em 01/12/2016 Atualizada há 1 ano

Estudantes receberam aulas de preparação para a segunda fase

Treze estudantes do Campus São Paulo do Potengi do IFRN receberam menção honrosa na 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016). O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (30), depois que os alunos se submeteram a duas fases de provas, sendo uma em junho e outra em setembro.

Os estudantes competiram no nível 3, que corresponde ao Ensino Médio, e alcançaram um desempenho melhor que o da OBMEP 2015, quando foram conquistadas seis menções. Apesar de ser um campus ainda recente, nesta edição da olimpíada, o desempenho do Campus São Paulo do Potengi ficou no ranking dos dez primeiros entre os 21 campi do IFRN. A menção honrosa é concedida àqueles estudantes que tiveram desempenho próximo ao dos alunos que conquistaram a medalha de bronze.

Os estudantes foram acompanhados e preparados pelo professor de matemática Daniel Ecco. “Consegui, diretamente com a coordenação regional da OBMEP, provas e bancos de questões de anos anteriores para todos os alunos que desejavam estudar para as Olimpíadas de Matemática. Tivemos apenas uma semana de preparação, que foi durante as férias de troca de semestre”, lembrou. “Todos (os estudantes que receberam menção honrosa) farão a OBMEP ano que vem. Agora, com mais preparação, certamente teremos medalhistas ano que vem”, ressaltou.

Uma das estudantes que recebeu menção honrosa foi Maria Ruthiane Basílio, de 18 anos. “O IFRN sempre valoriza e enaltece a importância da participação dos discentes em olimpíadas científicas. Dando suporte e estímulo, o instituto não nos deixa esquecer como são engrandecedoras olimpíadas, como a OBMEP, para nossa vida acadêmica e social. A preparação deu-se com o auxílio do professor Daniel Ecco, quem sempre nos incentivou a participar da OBMEP e disponibilizou material preparatório antes da primeira fase. Na semana que antecedeu a prova da segunda fase, tivemos uma verdadeira ‘overdose’ de matemática, uma semana de preparação, durante nossas ‘férias’ de setembro. Apesar de pouco tempo, o trabalho e dedicação do nosso professor e da equipe foi bastante significativo e isso refletiu no nosso resultado, que tende a aumentar nas próximas edições”, comentou.                       

Outra estudante que recebeu menção honrosa foi Iza Ranely, de 17 anos. “Comecei a minha preparação no início de 2016, resolvendo provas antigas e listas de exercícios sobre os conteúdos cobrados. Fiquei muito feliz em passar para a segunda fase, e por consequência, tive que me preparar mais, já que ela era subjetiva. O IFRN colaborou de forma significativa para tal resultado, juntamente com o professor de matemática, Daniel Ecco, que sem dúvidas foi o que mais me incentivou, disponibilizando do seu tempo, até nas férias, para fazer cursos preparatórios que abrangeram os assuntos da segunda fase. Essa menção honrosa, para mim, tem o mesmo peso de uma medalha, pois demostra o quanto me dediquei a OBMEP”, declarou. 

Confira a lista com todos os estudantes do Campus São Paulo do Potengi que receberam menção honrosa:

André Gustavo
Aroldo Pereira
Carlos Henrique
Caroline Bezerra
Cristiano Victor
Damião de Moura
Daniel Bezerra
Flávia de Souza
Francisco Elisandro
Gustavo de Freitas
Iza Renaly
Luis Albericio
Maria Ruthiane Basílio

Sobre a OBMEP

A OBMEP busca estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, assim como incentivar do ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. 

A partir do incentivo ao estudo da disciplina, a olimpíada pretende revelar talentos na área, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a valorização profissional. 

Confira os resultados

Medalhas de Ouro

Medalhas de Prata

Medalhas de Bronze

Menção Honrosa  

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas