Após votação

Definidos os nomes da biblioteca, do auditório e do ginásio do Campus São Paulo do Potengi

Processo de escolha foi definido pelo Edital nº 4/2017 - DG IFRN/SPP.

Publicada em 07/06/2017 Atualizada há 1 ano

Após três fases, foram conhecidos nesta quarta-feira (7), os nomes que irão batizar o auditório, a biblioteca e o ginásio do Campus São Paulo do Potengi do IFRN. O processo de escolha foi definido pelo Edital nº 4/2017 - DG IFRN/SPP. A primeira fase para a escolha dos nomes foi a inscrição de sugestões de nomes para cada espaço. Em seguida, os nomes foram avaliados pela comissão organizadora do concurso e, por último, na segunda (5) e terça-feira (6), os nomes que se enquadraram nas regras previstas no edital foram submetidos a votação por estudantes e servidores do campus.

Ao todo, foram registrados 201 votos nesta última fase. Com base na votação, o nome do auditório será Fabião das Queimadas. Já a biblioteca receberá o nome de Aluísio Azevedo, e o ginásio, Maria Lenk.

Na votação para o nome do ginásio, Maria Lenk recebeu 75 votos, José Almir Martinho Rodrigues (Bila) recebeu 69 votos, João da Mata (Doca de Bento), recebeu 40, e 17 pessoas votaram em branco.

Para o auditório, foram 66 votos para Fabião das Queimadas, 50 para Dercy Gonçalves, 38 para Monsenhor Expedito, 37 para Paêbiru, oito votos para Frida Kahlo, e dois votos brancos.

Já para a biblioteca, Fabião das Queimadas recebeu 58 votos, Aluísio Azevedo recebeu 55 votos, Chico Xavier recebeu 47, Marie Curie recebeu 19 votos, Dona Militana recebeu 12 votos, e dez pessoas votaram em branco.

Conforme divulgado após a fase de avaliação das sugestões pela comissão organizadora, como o nome Fabião das Queimadas integrava as listas de votação para o auditório e para a biblioteca, caso a sugestão alcançasse o primeiro lugar nos dois espaços, prevaleceria o espaço com o maior número de votos. O outro, seria batizado com o nome que ocupasse o segundo lugar. Por este motivo, o nome da biblioteca será Aluísio Azevedo.

Abaixo, as justificativas apresentadas pelos autores das sugestões. Saiba mais sobre os nomes escolhidos para cada espaço.

Auditório:

Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha (Fabião das Queimadas) - Fabião era natural da Região do Potengi. Foi poeta popular, cantador e rabequeiro. Foi escravo e conseguiu comprar sua alforria com dinheiro da cantoria. Sua habilidade como instrumentista homenageará os nossos alunos, alunas e servidores que produzem música no IFRN SPP e todos e todas que apreciam e valorizam a cultura potiguar.

Biblioteca

Aluísio Azevedo - Aluísio Azevedo é um filho da terra, falecido em 2005. O acadêmico, historiador e escritor Aluísio Azevedo, natural de São Paulo do Potengi, ocupou a cadeira 30 da Academia Norte-riograndense de Letras, publicou 13 livros.

Ginásio

Maria Lenk - Maria Lenk, que entrou para a história da natação nacional, foi a primeira mulher brasileira a participar de uma olimpíada, nos jogos de Los Angeles, em 1932. Na época, Lenk tinha apenas 17 anos e não conseguiu ganhar medalhas. Porém, ela possui bastante influência por ter introduzido o nado borboleta, nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim. Quebrou tabus, como: machismo, mostrando-se capaz por ser a única mulher dentre 68 atletas do gênero masculino, provando que da mesma maneira dos homens, as mulheres também possuem qualidades específicas.

Confira o edital completo:

Edital retificado