Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Enquete

Conheça sugestões que vão integrar enquete para escolha de nomes do auditório, biblioteca e ginásio

Comissão avaliou sugestões na quarta-feira (24).

Publicada em 26/05/2017 Atualizada há 1 ano

Comissão organizadora avaliou nomes na última quinta-feira

A comissão organizadora do concurso que vai escolher os nomes  para o auditório, a biblioteca e o ginásio do Campus São Paulo do Potengi definiu, durante reunião na última quarta-feira (24), a lista de nomes sugeridos que vão compor enquete para a eleição do nome de cada espaço. Ao todo, forma 28 sugestões enviadas, sendo 11  para a biblioteca, dez para o auditório e sete para o ginásio.

A avaliação dos nomes que integrariam a enquete, teve como base o edital que rege o concurso, que definiu que cada espaço poderia ter, no máximo, cinco nomes destinados à votação e considerou ainda os artigos que estabeleciam que para a biblioteca, as proposições deveriam estar relacionadas a nomes de escritores ou de obras literárias; no caso do auditório, era necessário que as proposições fossem relacionadas a arte e cultura; e para o ginásio poliesportivo, as proposições precisavam estar ser ligadas aos esportes.

Além disto, conforme o edital, a sugestão e escolha dos nomes não poderá atribuir nome de pessoa viva, respeitando o que diz a lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977. Os autores de sugestões que não irão integrar a lista de escolha podem requerer na Coordenação de Comunicação e Eventos do Campus, até a terça-feira (30), das 7h30 às 12h, o motivo da desclassificação do nome e recorrer da decisão da comissão até o dia 31, até as 16h, entregando recurso no protocolo do Campus. A comissão organizadora do concurso é formada por duas professoras, duas estudantes e dois técnicos-administrativos.

Votação
Os nomes selecionados pela comissão estarão disponíveis para votação pela comunidade acadêmica nos dias 5 e 6 de junho, em enquete no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço eletrônico https://suap.ifrn.edu.br/enquete

Na lista, um mesmo nome integra a votação para o auditório e para a biblioteca, caso esta sugestão alcance o primeiro lugar nos dois espaços, prevalecerá o espaço com o maior número de votos. O outro, será batizado com o nome que ocupar o segundo lugar.

Confira abaixo os nomes que vão compor a enquete (em ordem alfabética) e as justificativas apresentadas pelos autores:

Auditório:    

Dercy Gonçalves - Dercy foi um ícone no Brasil por emplacar suas participações na produção e atuação cinematográfica nas décadas de 1950 e 1960. Além disso, ela também era cantora e humorista. Possuía um linguajar explícito, demostrando carisma e bom humor nos palcos dos teatros. Dercy faleceu em 2008, com 101 anos, e até hoje é lembrada pela sua contribuição na arte brasileira.

Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha (Fabião das Queimadas) - Fabião é uma bela homenagem, pois ele era natural do Potengi, além de poeta popular, cantador e rabequeiro. Foi escravo e conseguiu comprar sua alforria com dinheiro da cantoria. Sua habilidade como instrumentista homenageará os nossos alunos, alunas e servidores que produzem música no IFRN SPP e todos e todas que apreciam e valorizam a cultura potiguar.

Frida Kahlo - Mexicana, começou a pintar muito tarde, pois tinha sérias limitações (poliomielite, vítima de acidente de trânsito, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.

Monsenhor Expedito - Grande representante da região e defensor da igualdade de condições sociais básicas de sobrevivência. Além de ser conhecido como o profeta das águas, Monsenhor Expedito teve importante papel da disseminação de informações nas comunidade rurais, contribuindo para a divulgação cultural.

Paêbirú - Paêbirú é uma palavra de origem indígena que significa caminho da montanha do Sol, palavra utilizada por Zé Ramalho e Lula Côrtes para nomearem seu primeiro álbum, um dos primeiros discos a abordarem psicodelia no Brasil, hoje é reconhecido como o mais caro do país. Quando o sol está se pondo em frente ao nosso campus, a cor alaranjada domina os céus e reflete a luz sobre as montanhas por trás da cidade, formando um caminho através da Luz do Sol, porém não são todos que vêem, apenas conseguem aqueles que possuem o dom de enxergar a arte nas coisas mais simples.

Biblioteca 

Aluísio Azevedo - Aluísio Azevedo é um filho da terra, falecido em 2005. O acadêmico, historiador e escritor Aluísio Azevedo, natural de São Paulo do Potengi, ocupou a cadeira 30 da Academia Norte-riograndense de Letras, publicou 13 livros.

Chico Xavier - Conhecido como o maior líder espiritual do Brasil, Chico Xavier foi um médium que psicografou mais de 450 livros, assim, sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, vendendo mais de 50 milhões de exemplares. Sempre cedendo os direitos autorais de seus livros às instituições de caridade, alegando que ele não era o autor das obras, apenas reproduzia o que os espíritos lhe ditavam. Tendo, também, psicografado mais de 10 mil cartas, sem cobrar nada aos destinatários. Este homem foi um marco na história do Brasil por ter sido um importante expoente do espiritismo e da filantropia (generosidade e caridade com os outros, profundo amor à humanidade).

Dona Militana (Militana Salustino do Nascimento) - Dona Militana foi uma grande representante da literatura popular em nosso estado e divulgadora do romanceiro popular.

Fabião das Queimadas (Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha) - Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha foi instrumentista, cantador, tocador de rabeca e, além de tudo, um grande poeta. Nasceu escravo e logo começou a cantar enquanto realizava os trabalhos da roça. Além de tudo isso, Fabião nasceu e cresceu no território potiguar. É por isso e por muito mais que a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte deve homenagear esse grande homem que aqui viveu. *Foram apresentadas três sugestões com este nome para a biblioteca. Conforme o edital, foi considerada a sugestão enviada primeiro (autoria: André Gustavo de Lima Santana).

Marie Curie - Foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. Publicou em 1933 o livro Les Rayons Alfa, Beta et Gama des Cops Radioactifs en Relation avec La Structure Nucléarie.

Ginásio 

João Lopes da Mata (Doca de Bento) - João Lopes da Mata, mais conhecido como Doca de Bento, foi e era um fanático e amante do esporte local, em especial o futsal (futebol de salão), e ao longo de sua vida sempre praticou o esporte tendo como principal praça esportiva o ginásio de esportes de nossa cidade. Doca também foi o promotor da Copa Potengi de futsal uma das maiores competições da modalidade no estado. Sempre com o sorriso no rosto, Doca nunca deixou ou escondeu a sua paixão pelo futsal e pelo esporte da nossa cidade, por isso ele deve ter essa homenagem para que seu nome nunca seja esquecido e principalmente os desportistas jamais se esqueçam o que ele fez e com certeza estaria fazendo para o esporte da nossa cidade.

José Almir Martinho Rodrigues (Bila) - Grande desportista do município de São Paulo do Potengi/RN, foi atleta, fez participação como árbitro de futebol, fez parte da organização dos jogos estudantis da cidade por vários anos e foi organizador da Copa Potengi por mais de 15 anos. Foi integrante de um grupo de amigos que fundou a ADESPP (Associação Desportista de São Paulo do Potengi/RN), que tinha por finalidade, organizar torneios de Futsal, Futebol, entre outros, assim dando a oportunidade do contato da comunidade  com o esporte.

Maria Lenk - Maria Lenk, que entrou para a história da natação nacional, foi a primeira mulher brasileira a participar de uma olimpíada, nos jogos de Los Angeles, em 1932. Na época, Lenk tinha apenas 17 anos e não conseguiu ganhar medalhas. Porém, ela possui bastante influência por ter introduzido o nado borboleta, nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim. Quebrou tabus, como: machismo, mostrando-se capaz por ser a única mulher dentre 68 atletas do gênero masculino, provando que da mesma maneira dos homens, as mulheres também possuem qualidades específicas.

 Confira o edital completo:

Edital

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas