Campus SPP comemora dia do Meio Ambiente com atividades na comunidade

Programação foi marcada pelo envolvimento dos estudantes do Instituto e de escolas da rede pública de ensino do município

Publicada em 06/06/2018 Atualizada há 1 ano

A equipe Hidratados 2.0 foi a vencedora da gincana

O curso de Meio Ambiente do Campus São Paulo do Potengi do IFRN promoveu na última terça-feira (05), na Praça do Juremal no município de São Paulo do Potengi, uma série de ações para marcar a comemoração do dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, que foi estruturada para divulgar e chamar atenção para os problemas do meio ambiente e para a necessidade de preservação, contou com a participação da comunidade, de estudantes de escolas da rede municipal e estadual de São Paulo do Potengi, além dos professores, técnicos e estudantes do Campus SPP do IFRN.

Uma das atividades mais procuradas pelos estudantes das escolas participantes foi a Mostra Científica, que concentrou equipamentos e experimentos realizados pelos alunos do curso de Meio Ambiente do IFRN. Mas além disso, a programação contou também com uma gincana, distribuição de mudas de plantas nativas, oficina de compostagem, exposições de materiais produzidos pelas alunas do curso de Recicladoras do Programa Mulheres Mil e dos trabalhos de alunos do projeto Nós Propomos Novos Usos para o Território do Potengi e ainda com exibição e debate de filmes com a temática de meio ambiente. O evento contou também com a presença do chargista Ivan Cabral, que apresentou o livro "Humor Sustentável", no qual ele apresenta charges de sua autoria que representam a necessidade de atenção e preservação do meio ambiente.

Foi a primeira vez que o evento foi realizado fora do Campus no município, e, para o coordenador do curso de Meio Ambiente do IFRN, Prof. Renato Dantas, realizar o evento na Praça do Juremal foi uma experiência exitosa.  “Experimentamos um novo formato de evento, e, com isso, foi possível nos integrarmos a rede municipal e estadual de ensino, além de trazermos a comunidade do bairro do Juremal para participar conosco. Nossa expectativa é adotar esse modelo para os próximos anos”, destacou.

Uma das instituições parceiras do evento foi a escola estadual Maurício Freire que também participou das exposições na Praça do Juremal. “O evento foi de extrema relevância pois possibilitou a integração de saberes das diversas atividades ambientais realizadas pelas instituições envolvidas, permitindo também a interação com a comunidade”, destacou o Prof. Silenildo Lopes.

A Prefeitura de São Paulo do Potengi apoiou a realização do evento através da Secretaria de Meio Ambiente do município. “O evento foi excelente, tivemos uma boa participação da comunidade e a parceria entre instituições públicas como o IF e a Secretaria de Meio Ambiente do Munícipio é muito válida para todos, porque a comunidade de São Paulo do Potengi só tem a ganhar”, destacou Edimar Silva, secretário adjunto de Meio Ambiente de São Paulo do Potengi.  O evento contou ainda com o patrocínio do Pé Direito material de construção.

Gincana agitou a programação

Uma das atividades desenvolvidas durante a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente foi uma gincana que envolveu alunos de várias turmas dos cursos técnicos do Campus. Entre as provas, coleta de materiais recicláveis, de pilhas e óleo usado, além da tarefa de encontrar um morador da comunidade com mais de 60 anos que contasse sobre as mudanças ocorridas no município ao longo da sua vida.

Outra prova bastante disputada foi a do grito de guerra e a apresentação das mascotes de cada equipe participante, que precisou criar fantasias com materiais recicláveis. Ao final da competição, a equipe “Os hidratados 2.0” ficou em primeiro lugar com 2.478 pontos, seguida pela equipe “Floresta Negra” em segundo lugar com 1.374 pontos e da equipe “Os tapuias” em terceiro lugar com 1.371 pontos.  Confira abaixo o resultado geral da gincana.

Pontuação
2478Os hidratados 2.0