Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Matemática

Campus São Paulo do Potengi do IFRN sedia encontro regional de matemática

A ‘Caravana OBMEP’ reunirá alunos de 48 escolas públicas do Território do Potengi.

Publicada em 19/05/2016 Atualizada há 12 meses

13 munícipios farão parte da caravana

Dando sequência a seu protagonismo no estimulo à educação, ciência e tecnologia, o Campus São Paulo do Potengi do IFRN será palco, no próximo dia dois de junho, a Primeira Caravana da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O intuito do evento é reunir, na sede do Instituto, estudantes de 48 escolas dos 13 municípios que compõem a Região.

Estudantes e professores de Barcelona, Bom Jesus, Caiçara do Rio dos Ventos, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza e Presidente Juscelino realizarão um encontro no auditório do Campus para serem apresentados à OBMEP e todos os seus programas, na busca por uma maior participação e capacitação no ensino em sala de aula.

Dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A edição 2016 conta com mais de 47 mil escolas inscritas, o que abrange 99,59% dos munícipios brasileiros e seus aproximados 18 milhões de estudantes do ensino público.

 

Objetivos

Estimulando o estudo da matemática, a OBMEP busca revelar talentos na área, através de programas desenvolvidos ao longo dos anos, tais como Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), Portal da Matemática, Portal Clubes de Matemática, POTI - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo e Programa OBMEP na Escola. A iniciativa busca ainda promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Segundo informações de Joaquim Elias de Freitas, Coordenador Regional da OBMEP-RN, a ideia final é ouvir as dificuldades e demandas do grupo de profissionais e estudantes envolvidos, buscando soluções para a melhoria do ensino. Aliada a isso, tem as trocas de experiências que permitam ampla participação dos estudantes na Olimpíada e consequente melhoria do ensino de Matemática.

Para Daniel Ecco, professor do Campus SPP e responsável local pela Caravana, a OBMEP busca estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Segundo o docente, a participação dos estudantes no evento trará a motivação para o surgimento de jovens talentos, assim como o incentivo do ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Ecco finaliza dando destaque que o evento proporcionará à integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.

O encontro propiciado pela Caravana OBMEP será realizado no dia 02/06/2016, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Município de São Paulo do Potengi, a partir das 08:00h, com público estimado em 200 pessoas.

Além dos alunos e professores convidados e do pessoal do Campus, a caravana trará à Instituição a seguinte equipe: Coordenador Regional; Coordenador do Programa de Iniciação Científica Jr.; Apoio Secretarial; 02 Professores do IFRN – Campus Natal; 02 Professores da UFRN; e 02 Alunos Medalhistas da OBMEP.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas