Campus São Paulo do Potengi do IFRN promove Semana da Matemática

Evento, que acontece entre 8 e 10 de dezembro, contará com minicursos, oficinas e terá palestra de abertura com matemático de renome nacional.

Publicada em 18/11/2015 Atualizada há 1 ano

São mais de seiscentas vagas nos mais de 25 minicursos e oficinas

Tendo como objetivo socializar e ampliar debates relacionados à aprendizagem da disciplina e à aplicação dessa ciência em diversos segmentos da sociedade e indústria, a 1ª Semana da Matemática do IFRN - Campus São Paulo do Potengi (SEMAT), acontece de 8 a 10 de dezembro de 2015. Na programação, palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e oficinas, abertas ao público em geral. Organizada por diversos profissionais do IFRN/SPP, a Semana receberá importantes participações de vários Campi do IFRN, da UFRN, da UERN, de profissionais da Região e de outros estados.

Para Erivan de Almeida Júnior, assistente de alunos e membro da Comissão de Divulgação e Comunicação do evento, o intuito é envolver os mais diferentes e intrigantes temas da Matemática, a fim de não só aproximar estudantes, professores e amantes dessa ciência no Território do Potengi, mas também mostrar diferentes maneiras de vivenciar a disciplina no cotidiano.

Já para Kaline Santos, professora de Matemática no IF/SPP e integrante da Comissão Executiva da 1ª Semat, a ideia é contribuir com a formação inicial e continuada de professores, possibilitando uma melhoria no ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica do Território do Potengi.

Organizada em três dias, a Semat contará com 690 vagas distribuídas em 17 oficinas (tangram, probabilidade, jogos no ensino da matemática, origami, a informática no ensino da matemática, desvendando o cubo mágico, experiências da matemática de Arquimedes e outras) e dez minicursos (com temas sobre táticas do xadrez, técnicas de resolução de exercícios e dobraduras de poliedros e mais). Todas as oficinas e os minicursos ocorrerão no dia 09, quarta-feira. Para inscrever-se basta acessar ESTE LINK. O credenciamento será feito mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível.

ABERTURA

O professor Luiz Roberto Dante, mestre em Matemática, doutor em Psicologia da Educação e autor de diversos livros didáticos e paradidáticos, entre eles uma coleção bastante presente nas escolas "Matemática Contexto e Aplicações", fará palestra de abertura da 1ª Semana da Matemática do IFRN/Campus São Paulo do Potengi. Na ocasião, o Professor Dante discorrerá sobre as Orientações Metodológicas para o Ensino da Matemática. A abertura da Semat seráno dia 08 de dezembro às 9h, no auditório do Campus.

TORRE DE HANÓI

A Torre de Hanói é um jogo estratégico capaz de contribuir no desenvolvimento da memória. Ele constitui-se de uma base que possui três pinos na posição vertical. No primeiro pino temos uma sequência de discos com ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O objetivo é passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central, de modo que no momento da transferência o pino de maior diâmetro nunca fique sobre o de menor diâmetro. O jogo mais simples é constituído de três pinos, mas a quantidade pode variar, deixando o jogo mais difícil à medida que os discos aumentam.

O 1º Campeonato de Torre de Hanói do IF/SPP – a ser realizado no dia 10 de dezembro de 2015, a partir das 8h – busca a socialização e a prática do jogo como forma de estimular a capacidade de raciocínio, memória e solução de problemas. Durante a 1º Semana da Matemática, a competição será disputada em cinco modalidades distribuídas em três categorias:

·         Categorias individuais: voltadas aos estudantes do fundamental e ensino médio, com as modalidades quatro e cinco discos e aos professores/técnico-administrativos/universitários, com seis e sete discos

·         Categoria coletiva: realizada em dupla; e

·         Categoria às cegas, para qualquer pessoa, com modalidade única.

Clique AQUI e inscreva-se no Campeonato de Torre de Hanói

extensao