Campus à toda

Campus começa 2016.1 com atividades e festejos

Publicada em 26/04/2016 Atualizada há 1 ano

Posse de Ednaldo Pereira e outros DGs foi realizada na Rotunda

Que não há semana comum no Campus São Paulo do Potengi todos sabemos, mas o início do ano letivo 2016 está superando as expectativas: teve posse, abertura da Sipat e missa de formatura só na última segunda, 25 de abril. Para o resto da semana ainda vem mais Sipat, outros eventos com os formandos e as atividades do Movimento estudantil... Mas vamos por partes

SIPAT

A I Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho do IF/SPP movimenta o Campus São Paulo do Potengi entre 25 a 29 de abril. Com palestras sobre primeiros socorros, prevenção de incêndios, postura corporal e educação para o trânsito, a intenção é fornecer dados e conhecimentos aos públicos internos e externos do IFRN num evento sistêmico, que acontece simultaneamente em outros 15 campi, além da Reitoria

Organizado, em São Paulo do Potengi, pelo servidor Gleydson Teixeira, Técnico em Segurança do Trabalho, a iniciativa tem reunido servidores, discentes, seus amigos e familiares, aproximando ainda mais o Instituto da comunidade. As palestras acontecem no auditório do IFRN e têm duas sessões, nos turnos matutino e vespertino.

Além de adquirir saberes com o conteúdo das palestras, os presentes ao evento participam de sorteios diários de kits com camisetas e garrafinhas de água. Ainda restam algumas vagas para as atividades que se estendem até a sexta, dia 29/4. Para inscrever-se, basta clicar AQUI e preencher o formulário.

POSSE

Com muita festa, inúmeras fotos e bastante engajamento político o IFRN, através de seu novo reitor, o Professor Wyllys Farkatt, deu posse aos Diretores Gerais do Instituto, eleitos na disputa de dezembro de 2015.

A concorrida cerimônia foi realizada no mais novo espaço de saber da Instituição, o Anexo Rotunda do IFRN – Campus Cidade Alta, um prédio histórico numa das partes mais antiga da cidade de Natal, o bairro Rocas.

Após os rituais protocolares de formação da mesa, o público presente pode acompanhar duas peças musicais executadas por artistas da casa: o professor Roderick Fonseca dos Santos e o estudante Jorge Sales, ambos do Campus Natal-Central, apresentam clássicos da música brasileira e mundial. Na sequência, os novos gestores foram empossados. Quebrando a rigidez da cerimônia, alguns dos empossados gritaram palavras de ordem em face da atual situação política nacional, a exemplo dos professores Ednaldo e Arnóbio (Diretores Gerais em São Paulo do Potengi e o Campus Natal-Central, respectivamente).

Empossados os DG’s, houve a fala de boas vindas do Professor Wyllys e a tradicional foto oficial com a equipe de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte para o período 2016/2020.

Rotunda*

Restaurada pelo IFRN, a nova unidade vai funcionar com os cursos técnicos integrados em Multimídia e Lazer e o curso de graduação em tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer onde era a antiga Rotunda – no bairro das Rocas – e funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A. Na primeira etapa de funcionamento da Rotunda, foram entregues parte do Museu do Trem de Natal, 11 salas de aula, refeitório para 120 alunos e o setor médico. A conclusão da obra está prevista para agosto de 2016, quando o auditório com capacidade para 150 pessoas e os laboratórios de áudio, vídeo e design gráfico deverão estar prontos.

FORMATURA

Outra atividade que promete mexer com as emoções da comunidade acadêmica do Campus São Paulo do Potengi é a conclusão de curso da primeira turma do subsequente em edificações. Agendadas para os últimos dias de abril, a missa, a aula da saudade e a solenidade de formatura foram pensadas para celebrar a conquista dos 20 estudantes concluintes. A missa, que abriu as festividades, foi realizada na Igreja de São Paulo Apóstolo, em SPP, nesta segunda-feira, 25. Representando a gestão do Instituto, a servidora Ana Márcia Carvalho, Diretora de Administração, recepcionou e cumprimentou os discentes e seus familiares; homenageando o Professor Ricardo Marques, que deu nome à turma, os novos Técnicos em Edificações ainda destacaram os docentes Neuber Araújo e Evilane Cássia, que participam da aula da saudade que acontece na quarta-feira, 27 de abril. O grande momento, a cerimônia de formatura, acontece na sexta-feira, 29, no auditório do Campus, a partir das 19h.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Partindo dos próprios discentes, um levante do movimento estudantil das escolas de São Paulo do Potengi deve para a cidade neste dia 28 de abril. Com caminhada programada para a tarde da quinta-feira, os alunos do IF/SPP integrarão a iniciativa, que terá como mote o respeito à democracia, a legitimidade do voto e o posicionamento dos estudantes do Território do Potengi diante dos últimos acontecimentos da política nacional. O ponto de partida para as ações nas ruas de SPP será a participação de uma comitiva de alunos do IFRN em palestra realizada já nesta quarta no Campus Natal-Central com o músico e compositor Tico Santa Cruz.

2016.1

A julgar por essa primeira semana, o Campus São Paulo do Potengi terá um semestre bastante movimentado. E é essa, de fato, a intenção. Olimpíadas de conhecimento nas mais variadas disciplinas, seminários, aulas de campo, projetos de pesquisa e extensão e comemorações são parte do que os discentes podem esperar para os próximos meses. A COCSEV deseja aos calouros e veteranos muito trabalho e um aprendizado com diversão e prazer.

* Com informações da

Assessoria de Imprensa da Reitoria