ONHB

Campus classifica quatro equipes para fase final de Olimpíada de História

Este foi o melhor desempenho do campus até o momento

Publicada em 22/06/2017 Atualizada há 1 ano

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN classificou 12 estudantes, divididos em quatro equipes, para a fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que vai ocorrer no dia 19 de agosto em Campinas, São Paulo.

Segundo o professor de história Kleber Gavião, que orientou os estudantes, juntamente com o professor Julio César Vieira, esse foi o melhor desempenho do campus até o momento. “Ano passado havíamos classificado três equipes. Esse ano foram quatro. Melhoramos a marca de aprovações para a final. É um desempenho muito bom para um campus tão novo, que ainda vai formar suas primeiras turmas de quarto ano. Estamos a frente ou proporcionalmente iguais a outros campi que possuem mais tempo de existência e mais tradição nas olimpíadas”, destacou.

A preparação dos estudantes para a participação na ONHB começou um mês antes do início da competição.  “Quando a ONHB começou de fato, nos reuníamos uma vez na semana para discutirmos as questões coletivamente, principalmente pelo fato de que ONHB exige um trabalho de interpretação documental/textual muito intenso. Quanto mais olhares sobre a questão, melhor é o nosso desempenho”, comentou Kleber. “Nas tarefas que vinham junto com as questões, prezamos pela autonomia das equipes, dando apenas orientações pontuais”, acrescentou.

Sobre a ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil  (ONHB) começou em 2009 e é elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ONHB é realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. Antes da fase final, as equipes passam por cinco fases online, que duram uma semana cada uma. Na fase online, as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.