Exemplo

Agente de Serviços Gerais do IFRN realiza sonho e começa a estudar no Instituto

Aelson farias trabalha e estuda no Campus São Paulo do Potengi

Publicada em 14/10/2016 Atualizada há 1 ano

Aelson divide tempo entre trabalho e estudo no Campus

Conseguir continuar estudando e ao mesmo tempo trabalhar é um desafio para muitas pessoas e muitas vezes, o sonho de estudar mais é deixado de lado diante do cotidiano no trabalho. Por quase três anos, Aelson Farias, 20 anos, ficou fora da sala de aula e se dedicou exclusivamente ao trabalho. Ele havia concluído o Ensino Médio, mas queria mais. Queria ter um curso técnico.

Desde 2014 Aelson trabalha como Agente de Serviços Gerais no Campus São Paulo do Potengi, mas até pouco tempo ele não imaginava que poderia estudar e trabalhar no mesmo lugar. Foi quando, incentivado por outros servidores do Instituto, Aelson decidiu participar do exame de seleção para o curso técnico subsequente em Edificações. Fez a prova, passou e hoje é um exemplo de que é possível seguir estudando, mesmo diante de uma rotina corrida.

“Desde que terminei o Ensino Médio, eu queria voltar a estudar, mas não tinha como. Não podia parar de trabalhar porque preciso ajudar meus pais, que moram na Zona Rural e não têm renda fixa. Mesmo estando em um campus, eu nunca tinha parado para pensar que poderia estudar onde trabalho, foi quando o coordenador de manutenção me chamou a atenção para esta possibilidade”, contou.

Após o início das aulas, no dia 21 de setembro, Aelson teve o horário de trabalho flexibilizado para conseguir estudar e trabalhar no campus, mas não deixou de ter um expediente de oito horas diárias, assim como os outros colegas. À noite, único momento em que está em casa, aproveita para estudar.

Um dos servidores que apoiou Aelson para retomar os estudos foi o coordenador de Serviços Gerais e Manutenção do Campus São Paulo do Potengi, Fabrizzio Pontes. “Sempre vamos dar apoio a ele e a qualquer pessoa que trabalhe com a gente e realmente queira estudar, principalmente estudando aqui no Campus”, disse.

A supervisora de Manutenção Deusdete Aleixo foi outra incentivadora. “Estamos em uma instituição de ensino e é nosso dever incentivar a estudar. Agora, eu já disse a ele: estude, que quero que você seja meu chefe!”, afirmou Deusdete.

A história de Aelson foi destaque no portal de notícias G1 Rio Grande do Norte. Clique aqui e confira os detalhes

servidores