Visitas sociais

AÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN

Publicada em 05/06/2014 Atualizada há 1 ano

Pelas estradas, onde quer que precise, elas vão

Modelo de ensino público de qualidade, o IFRN tem primado pela boa relação com a sociedade, com a família e todos os discentes.

A preocupação, mesmo que não fosse compreensível por si, se justificaria quando em análise os efeitos sociais de uma educação esmerada.

A dedicação de quantos sejam os que fazem este Instituto em solo potiguar tem sido notada ao longo das décadas e os resultados são inegáveis.

Buscando manter e elevar esse nível de satisfação social, sem tirar o foco na qualificação educativo-profissional de excelência, o Campus São Paulo o Potengi, através de seu Serviço Social, vem desempenhando ações de reconhecimento da realidade de seu entorno e dos estudantes que compõem seu corpo discente.

Em um primeiro momento, Santana Freitas e Kaline Fonseca, assistentes sociais do Campus, pegaram a estrada, fazendo a divulgação do PROITEC (Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania). Com o intuito de qualificar os estudantes ao ingresso na Instituição, o PROITEC é um curso na modalidade à distância voltado para discentes do 9º ano da rede pública de ensino. O programa prepara os estudantes por meio de livros, fascículos e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado ministrado pelo IFRN.

Junto a Everton, Marcone e Rodrigo, elas percorreram quilômetros e quilômetros, indo a mais de dez cidades da região do Potengi, falando a centenas de adolescentes sobre as potencialidades a serem desenvolvidas no IF. O resultado não tardou: 365 jovens inscritos dos quais 321 efetivaram suas matrículas.

Agora, dois meses após essa jornada, Santana e Kaline voltaram a campo, dessa vez para analisar in loco a realidade dos candidatos aos programas de Auxílio-Transporte, Auxílio-Alimentação e de Iniciação Profissional, novamente à estrada.

Sítios longínquos e de difícil acesso, estradas carroçáveis e enlameadas e muitas idas e vindas deram-lhes um correto painel do que caracteriza a vida dos estudantes inscritos nos programas.

Duas semanas, dezenas de histórias– movidas pela fé e pela esperança na educação como fator de mudança –, centenas de lágrimas e incontáveis emoções vividas... Pais, mães, irmãos, avós, primos e tios: parentes que se dispõem a sacrifícios pessoais em favor da evolução de seus entes queridos. Amigos, vizinhos e até desconhecidos que, fraternais, auxiliam como podem na construção desse ser humano, pessoa e profissional, na expectativa e ansiedade por um mundo melhor. Em todos a certeza da educação como pilar fundamental ao soerguimento da sociedade a que fazem jus.

Abaixo, algumas imagens das ações desenvolvidas e das paisagens encontradas durante os dias de trabalho de campo.

Casarão em Lagoa de Velhos

Casarão dos fundadores - Lagoa de Velhos

Sertão

Palma, fruto do sertão