INCLUSÃO

Semana Azul do IFRN do Campus Santa Cruz

O evento ocorrerá entre os dias 26 e 30 de setembro

Publicada em 22/09/2016 Atualizada há 1 ano

A Semana Azul foi uma ideia que nasceu na Capacitação Básica em LIBRAS, promovida pelo NAPNE - Núcleo de Apoi às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Santa Cruz, e coordenada pela Intérprete de Libras Andreza B. de Luna Soares, com o intuito de mobilizar a sociedade e as autoridades para as reais necessidades da comunidade surda.

O evento ocorrerá entre os dias 26 e 30 de setembro, nas dependências do IFRN e também em escolas Municipais e Estaduais da Região do Trairi. Para realização do evento contamos com a participação efetiva dos alunos, instrutores e surdos voluntários da Capacitação Básica em Libras e com o apoio da 7ª Diretoria de Educação e Ensino (DIREC).

As atividades iniciam segunda-feira, dia 26 de setembro, com uma caminhada às 16h00min, que sairá da Praça da Bíblia e com destina a Praça Coronel Ezequiel, onde teremos apresentação cultural da banda Xodó e Baião, com todas as músicas interpretadas em LIBRAS.

Nos dias 27 e 28, seguiremos com a caravana de LIBRAS nas escolas, onde será ministrada oficinas de Libras nas salas de aula que tem alunos Surdos, será disponibilizado aos professores, material didático em libras, que foi produzido pelos estudantes da capacitação, que servirá como norteador na dinâmica do dia a dia.

Teremos ainda Cine Azul e Treino Funcional Inclusivo e Roda de Conversa com atividades práticas e experimentos sensoriais, abordando o tema Inclusão: “Depende do seu Olhar”. O evento, enfim, tem tudo para receber bem seus convidados e ser amplamente notado por seu objetivo maior: ultrapassar os modelos vigentes de exclusão e apontar novas perspectivas para o bem-estar do surdo em sociedade.

extensao