PROJETO DE EXTENSÃO

Projeto de Extensão História e Cultura Africana na Escola realiza atividades em escola da comunidade de Santa Cruz

Publicada em 22/10/2018 Atualizada há 1 ano

Oficina de máscaras, na Escola Estadual Cosme Ferreira Marques, com a professora de Artes Gilmara Catarine.

Este projeto destina-se à realização de oficinas e rodas de conversas sobre a cultura, história e expressão artísticas afro-brasileiras e indígenas para alunos das escolas estaduais Cosme Ferreira Marques (Santa Cruz) e Virgílio Furtado (Lages Pintadas). No contexto de aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam da obrigatoriedade do ensino de história de cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, buscamos fomentar ações que contribuam para o debate e formação de jovens sobre as relações étnico-raciais, adotando as artes visuais, o cinema, a literatura e as artes corporais enquanto linguagens privilegiadas para a formação de sujeitos socialmente empáticos, capazes de reconhecerem-se na diversidade que caracteriza a nossa cultura.

Tendo esse objetivo em mente já desenvolvemos duas atividades com esses alunos, como uma oficina de artes com a produção de máscaras africanas, no dia 25 e 26 de setembro, que foi conduzida pela professora Gilmara Costa, sendo iniciada com uma pequena discussão sobre o sentido ritual e as representações das máscaras no continente africano. No primeiro dia, os alunos fizeram as colagens e modelaram as máscaras. No segundo dia, quando o processo de secagem estava concluído, foram realizadas as pinturas. Cada estudante escolheu as cores e os desenhos para compor a sua máscara. E no dia 10 de outubro tivemos a exibição do filme "Pantera Negra", o filme foi escolhido por que se difere de outros produzidos pela Marvel e também por que está mais contido no cotidiano dos jovens. Depois da exibição promovemos uma roda de conversa  e nela  os alunos puderam debater questões como: os estereótipos negativos acerca da África, quase sempre lembrada por sua miséria material, construída por séculos de colonialismo europeu (o filme apresenta uma sociedade africana tecnologicamente avançada), a ênfase na sociedade formada por pessoas negras e não apenas na presença de um herói negro, ilhado por outros personagens brancos; o empoderamento das personagens femininas e a apresentação de outras referências de beleza. No dia 24 de outubro realizaremos a oficina de artes cênicas ministrada pela professora Ana Luiza.

Este projeto de extensão tem por objetivo promover a disseminação de atitudes e práticas voltadas para o respeito a diversidade étnico-cultural e a justiça social na região do Trairi, de modo a aproximar jovens estudantes das escolas de ensino fundamental e básico da história e cultura afro-brasileira e indígena através da arte, em consonância com as determinações da legislação educacional, bem como com o princípio de respeito à diversidade como prática pedagógica do IFRN.

extensao
servidores