PROGRAMA DE EXTENSÃO

Professores e alunos desenvolvem trabalho que estimula a leitura

O projeto catarse tem como objetivo disseminar a literatura na escola e na comunidade

Publicada em 29/08/2014 Atualizada há 1 ano

O Projeto de Extensão de Leitura Dramática Catarse foi iniciado no IFRN/Campus Santa Cruz em setembro de 2013 e desde então vem realizando ações voltadas para o cumprimento do principal objetivo do grupo: promover a disseminação da literatura na escola e na comunidade.

O grupo é composto por alunos dos cursos integrados que se reúnem semanalmente para estudar textos literários e técnicas de vocalização e expressão corporal.

Em novembro de 2013 o grupo estreou na EXPOTEC com a performance “E o verbo se fez carne...”, trabalho coordenado pelos professores de Língua Portuguesa Candice Nogueira e Josenildo Pinheiro.

Em junho de 2014 o grupo surpreendeu os alunos do campus com um “assalto poético”, com roteiro e sonoplastia dos estudantes, que aconteceu no espaço de convivência do campus.

Na última quarta-feira, 27 de agosto de 2014, o Grupo Catarse realizou uma atividade de contação de estória na Creche Pinguinho de Gente, quando os integrantes fizeram a leitura dramática de contos infantis para as crianças. Essa atividade se configurou na concretização de umas das metas do grupo que é transpor os muros do IFRN e estreitar os laços com a comunidade.

03

Grupo Catarse hoje conta com a coordenação do professor Josenildo Pinheiro que desenvolve as atividades com um grupo de quase vinte alunos da 2ª à 3ª série dos cursos de informática, refrigeração e mecânica.

extensao