PEQUISA E INOVAÇÃO

Parceria entre IFRN/SC e FACISA promove pesquisa e desenvolvimento na região do Trairi

Alunos do IFRN submetem aos primeiros testes aparelho de EMG desenvolvidos por eles.

Publicada em 25/06/2019 Atualizada há 12 meses

Alunos apresentam primeiro protótipo de aparelho de EMG de baixo custo.

Estudantes dos 3° anos de Mecânica e Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte—Campus Santa Cruz, através de pesquisas feitas em parceria com a FACISA, descobriram que poderiam aperfeiçoar a qualidade do aparelho EMG—Eletromiografia, tornando-o mais eficaz e amenizando as interferências que atrapalham a captação dos sinais musculares.

O que é EMG?

O aparelho EMG—Eletromiografia verifica a intensidade muscular que é de extrema importância para a medicina, como por exemplo, nos casos de paciente pós AVC, para observar como a recuperação está evoluindo, na fabricação de próteses biomecânicas para pacientes mutilados que decidem utilizar membros mecânicos, na investigação da fadiga muscular sob os cuidados da medicina esportiva.

A pesquisa

O projeto de pesquisa dos alunos do IFRN/SC tem como objetivo inicial desenvolver um equipamento de tecnologia avançada e de baixo custo para contribuir com a medicina universitária além da integração dos alunos de nível médio com profissionais pós-graduados.

Resultados já alcançados e perspectivas

Diante da ideia inicial foram feitas pesquisas e balanços do que seria necessário para a fabricação do mecanismo, além de cotações de custos com empresas nacionais e internacionais no qual o valor estimado chegaria entorno de 25 mil reais, porém, em busca de um baixo custo os alunos desenvolveram um hardware do projeto EMG—Eletromiografia e encaminharam para que fosse fabricado na China um protótipo, ou seja, uma placa com 12 canais que teria a capacidade de verificar cientificamente 12 músculos ao mesmo tempo. O custo por esse serviço teve uma diferença bem considerável em relação às cotações feitas com as outras empresas, perfazendo um total de aproximadamente 300 reais. Este mecanismo que teve a base construída na china, já está em manuseio dos alunos que no momento estão adicionando os componentes necessários para a montagem do aparelho e submetendo-o a testes, que já apresentam resultados satisfatórios. O objetivo final a ser alcançado é que o produto desenvolvido seja usado para fins de estudo e que fique a disposição para atendimento a pacientes com baixo custo.

extensao