NAPNE

II Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão com o tema As Faces da Inclusão

Esse ano o evento recebeu mais de 600 participantes

Publicada em 18/11/2016 Atualizada há 1 ano

No período de 18 a 20 de outubro o IFRN Santa Cruz sediou um dos maiores eventos de inclusão da região da Borborema potiguar, a II Jornada de Diálogos sobre acessibilidade e inclusão com o tema “As faces da Inclusão”, promovida pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas- Napne do Campus.

Esse ano o evento recebeu mais de 600 participantes, vindos de várias cidades como: Currais Novos, Lagoa Nova, Caicó, Nova Cruz,  Natal e João Pessoa.

“Foram três dias de muita interação, socialização, inclusão e valorização do “Ser”.  Foi possível perceber a carência que existe nesse área. A sede que as pessoas tem, principalmente as que atuam na área educacional, em querer saber o que fazer, qual o caminho a seguir quando recebem um aluno com algum tipo de deficiência, ou síndrome". Disse Andreza Luna Coordenadora do Napne.

"Todos nós precisamos ser pessoas inclusivas, cada pessoa tem sua necessidade educacional específica própria, seja ela, mental, corporal, amorosa, sexual, de conceitos... São tantas que não dá pra mencionar. É preciso entender que a inclusão depende do "olhar de cada um". Completou a servidora.

Com o tema "As faces da inclusão" o evento veio mostrar a diversidade que existe quando falamos de INCLUSÃO.  As oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas que ocorreram durante a II Jornada, trouxeram ao público reflexões sobre a inclusão e sobre acessibilidade, quebrando o estigma de que  só as pessoas Surdas, Cegas, Cadeirantes e com problemas de mobilidade precisam de inclusão e acessibilidade.

Maria Aline, intérprete de Libras, estudante do curso de Letras Libras da UFRN, participou como voluntária da Jornada e descreveu o evento da seguinte forma: " A jornada trouxe conhecimento e um pouco da prática e vivência para os participantes. As oficinas e palestras ofertadas nos proporcionou momentos de reflexão quanto a pratica dentro da área da educação inclusiva"

A Jornada foi idealizada pela Intérprete de Libras e também coordenadora do Napne Andreza Luna, em parceria com os servidores: Professor Ms. Gueidson Pessoa do Campus EAD, a Pedagoga Eva Lídia do Campus Nova Cruz, os membros (voluntários da comunidade) do Npane/SC e com o apoio dos alunos do projeto de extensão "Capacitação Básica em Libras".

Acesse a Fanpage da Jornada e confira os melhores momentos

A coordenação geral do evento informa que todos os certificados foram enviado via e-mail. Dúvidas enviar e-mail para: napne.sc@gmail.com

extensao
servidores