Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

HISTÓRIA DE VIDA

História de vida. Mesa redonda provoca reflexão e emoção na IV JORDAI

Publicada em 07/11/2018 Atualizada há 1 ano

A mesa redonda, intitulada História de Vida, trouxe aos participantes da IV JORDAI narrativas de pessoas com deficiência que expuseram suas vivências e memórias em diferentes contextos sociais, nas mais variadas fases de suas vidas.

O Profº Érico Gurgel trouxe em seu discurso sua trajetória anterior e posterior à deficiência visual, expondo de maneira poética os desafios e conquistas em sua caminhada profissional.

A Profª Sédima Jales, surda desde os 06 meses de idade, relatou as dificuldades enfrentadas em sua vida escolar, em especial, no enfrentar da barreira linguística até o seu encontro com a língua de sinais e sua construção identitária profissional enquanto docente.

A Profª Maria José, cadeirante e persistente, como se denomina, apresentou em sua fala um memorial que evidenciou a importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência, bem como, o valor da persistência frente as limitações do dia a dia.

Assim, as histórias proferidas durante a referida mesa, emocionaram, provocaram e viabilizaram reflexões, trazendo à tona a necessidade da não limitação frente às especificidades, do fornecimento de oportunidades para o desenvolver do ser para além do ver apenas com os olhos, mas com o coração.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas