Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Wifi

Guia de configuração da rede EDUROAM

Passo a passo como configurar a rede wireless no notebook e no smartphone

Publicada em 23/03/2017 Atualizada há 1 ano

Eduroam (Education Roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, professores e pesquisadores de instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wifi), dentro de seus campi e em qualquer instituição de ensino e pesquisa que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, no Brasil ou no Exterior. A facilidade é que, em qualquer lugar onde o usuário encontre a rede Eduroam, mesmo dentro de outras instituições, poderá usar suas as credenciais utilizadas em sua instituição para conectar-se ao serviço.

Pré Requisitos:

Possuir um dispositivo de rede sem fio padrão 802.11 b/g com suporte a WPA2 e EAP-TTLS/PAP (smartphone, tablet, notebook, etc.)

Possuir uma matricula de acesso corporativo (IFRN-Id) para os usuários internos. Para os usuários visitantes, de instituições participantes, o usuário deve utilizar as credenciais de sua instituição.


Configurando o Notebook:

Para poder ter acesso à rede Eduroam através do seu notebook, basta fazer o download do arquivo (clicando aqui), descompactá-lo e executar o arquivo como administradoradd-eduroam.bat. Feito isso, basta conectar-se à rede Eduroam usando sua matrícula acompanhada de @ifrn.edu.br, inserindo também a senha do SUAP.

Configurando o Smartphone:

As configurações devem ficar iguais as da imagem abaixo. Feito isso, basta conectar-se à rede Eduroam usando sua matrícula acompanhada de @ifrn.edu.br, inserindo também a senha do SUAP.

 Print