Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMPETÊNCIA E SUCESSO

Ex-alunas do curso de extensão em Libras são aprovadas em concurso para intérprete

Publicada em 27/09/2019 Atualizada há 1 ano

O IFRN Campus Santa Cruz vem ofertando à comunidade curso de capacitação básica em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), coordenado pela servidora Andreza Barbosa, interprete em Libras e Coordenadora de Atividades Estudantis do Campus. 

Este ano, quatro alunas do curso foram convocadas após aprovação em concurso público de 2015, do Estado do Rio Grande do Norte, para exercerem a função de Professoras de Educação Especial - Intérprete/Tradutor em LIBRAS.

Acompanhe o depoimento das intérpretes/tradutoras em LIBRAS aprovadas:

O curso básico em Libras foi fundamental para que eu pudesse despertar para o universo Surdo e, por extensão a ideia de inclusão em minha vida. O IFRN me possibilitou conhecer a cultura surda e assim me apaixonei por Libras. Hoje eu entendo a necessidade de haver pessoas que dominem a segunda língua oficial do Brasil e que os surdos pecisam de compreensão e interação. Isso só é possível a partir do oferecimento de cursos e capacitações e a abertura de instituições como o IF para esse oferecimento. Os surdos precisam ser ouvidos, nós precisamos aprender a falar com as mãos e ouvir com os olhos. (Jarlene Alselmo)

A capacitação Básica em Libras foi de extrema importância, diria que foi o ponta pé inicial para realização de um grande sonho, que foi a conquista de passar em um concurso público, mas não seria capaz sem o incentivo da nossa Intérprete Andreza Luna, que com todo dedicação, a cada aula nos mostrando o quanto Libras é importante e que, seriamos capazes de avançar e chegarmos mais além... Só tenho a agradecer a professora Andreza e ao IF por essa grandiosa oportunidade que foi a Capacitação Básica em Libras  , obrigada Andreza por todo carinho e ensinamentos que me foram dados. Aprendi muito com você, mais uma vez, obrigada!! (Jaqueline Ferreira)

O curso de Capacitação Básica em Libras, foi pra mim, um início de um sonho, onde pude conhecer uma nova língua.  Me identifiquei como pedagoga, procurei me especializar na área. A inclusão é fundamental em qualquer área profissional. Com tudo, agradeço a instituição IFRN por proporcionar esse momento, hoje, estamos colhendo os frutos.  Hoje quero agradecer a dedicada profissional Andreza Luna, por todo seu empenho e insistência. (Daniele Alyne Barbosa de Medeiros)

A Capacitação Básica em Libras promovida pelo NAPNE-IFRN/campus Santa Cruz, contribuiu de forma significativa para a minha aprovação no concurso público para o cargo de professor de educação especial - intérprete/tradutor de Libras, pois através das aulas teóricas e  práticas ministradas  pela Intérprete de Libras Andreza Soares,  tive a oportunidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais - Libras e a  história de luta da comunidade surda. Na capacitação adquiri conhecimentos, refletindo sobre atitudes, valores, posturas e práticas inclusivas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional. Portanto, participar dessa formação foi um incentivo a mais para eu prestar o concurso e para aprofundar os  estudos sobre a Libras, pois a partir dessa formação  fiz o curso de especialização em Libras e, até hoje, continuo estudando e me encantando por essa língua. Quero agradecer ao IFRN e a Andreza pela oportunidade de conhecer uma nova língua e por plantar a semente da inclusão, como também  da Libras, em minha vida.  (Janeide Rogério Martins)

O Campus Santa Cruz parabeniza a todas as alunas por suas vitórias, desejando a todas muito sucesso em suas carreiras.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas