Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

Alunos desenvolvem Player Feedback: Ferramenta tecnológica fisioterapêutica para reabilitação de pacientes pós AVC

Publicada em 03/07/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos do IFRN Campus Santa Cruz, em parceria com a FACISA, desenvolveram como projeto de pesquisa um equipamento que além de estimular a movimentação dos membros superiores e quantificar o tempo de resposta de um protocolo de estímulos visuais, para pacientes com o quadro de Pós AVC, também promove fisioterapia para idosos e exercícios de raciocínio logico, entre outras funções relacionadas ao comando do cérebro. Indiscutivelmente, uma ferramenta com viabilidade funcional ampla.

Funcionando na prática

Através da gameficação – uma espécie de jogo – o paciente acompanha sua evolução através de pontuação, tornando a ferramenta estimulante e atrativa ao paciente. Uma de suas funções é quantificar o tempo de resposta do paciente ao estímulo visual, possibilitando um tratamento fisioterápico dinâmico e com precisão na geração de dados referentes à evolução do quadro clínico do paciente.

Benefícios e perspectivas

A inserção de mecanismos tecnológicos que auxiliem o fisioterapeuta no tratamento de pessoas vítimas de AVC é um caminho em direção a um mercado promissor que traz benefícios para os desenvolvedores, profissionais da saúde e pacientes. O projeto tem como meta construir 2 equipamentos, um que ficará com a FACISA e outro que ficará no IFRN -Campus Santa Cruz para fins de estudos. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas