Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OLP 2016

Aluno do IFRN Santa Cruz é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria crônicas

Evento de premiação acontecerá no mês de dezembro, em Brasília/DF

Publicada em 12/11/2016 Atualizada há 1 ano

Isaque Barbosa ao lado dos finalistas e professores da sua categoria. Foto: Portal 'Escrevendo o Futuro'

Mais um aluno do IFRN é um dos finalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Agora na categoria crônicas, o aluno do Campus Santa Cruz, Isaque Barbosa, é um dos 38 selecionados que participarão do evento final que acontecerá em Brasília/DF, no dia 6 de dezembro. 

Ao lado da sua professora e orientadora Mylenna Vieira Cacho, o aluno do curso técnico integrado em Mecânica esteve entre os dias 8 e 10 de novembro, em Porto Alegre/RS, para participar da 2ª fase da etapa regional onde pôde participar da Oficina Regional de Crônicas, junto dos 124 semifinalistas da sua categoria. A crônica de Isaque é intitulada de "Nos galhos do inharé, a esperança e a fé". Familiares e amigos do aluno puderam acompanhar, ontem (10), no Campus Santa Cruz, toda a transmissão do evento onde foi divulgado os nomes dos finalistas. Neste ano, o tema para desenvolvimento dos textos foi "O lugar onde vivo". 

Na etapa nacional, a Comissão Julgadora será organizada e composta pelo Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social e Cenpec, devendo ser constituída por no mínimo, 5 profissionais renomados pelos sólidos conhecimentos de Língua Portuguesa, com experiência em trabalhos dessa natureza e grande familiaridade com o ensino e a prática de leitura e escrita.

Categoria "Artigo de Opinião" 

No mês de outubro, o aluno do Campus São Gonçalo do Amarante, Erisvaldo Ramalho dos Santos Junior, acompanhado da professora Janaína Capistrano estiveram em São Paulo para participar da Oficina Regional de Artigos de Opinião. Dentre os 125 textos que foram classificados para a semifinal, o estundante do curso técnico de Edificações também teve seu artigo selecionado para a final da OLP 2016. Erisvaldo, assim como Isaque, também estará em Brasília participando do evento de premiação, onde serão divulgados os vencedores de cada categoria. 

OLP 2016

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria  com a Fundação Itaú Social. A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino e tem a finalidade de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Nesta edição, a OLP obteve mais de 170 mil inscrições, divididas entre quatro categorias:  Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). 

Conteúdo Relacionado

01/11/2016 - IFRN-SGA está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas