Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Processos Seletivos

Processos Seletivos

  • Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)
ProITEC

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania é um curso na modalidade a distância voltado para alunos do 9º ano da rede pública de ensino. O programa prepara os estudantes por meio de livro, fascículos e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado ministrado pelo IFRN. 

Os cursos são gratuitos e presenciais  nos Campi do IFRN, dando direito ao aluno de receber a Bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, referente a despesas de material didático, fardamento, alimentação e transporte.

  • 2 Cursos de Nível Médio
Exame de Seleção

Direcionado aos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN. Em geral, concorrem às vagas os alunos que estão concluindo o ensino fundamental. Caso aprovados, cursam o ensino médio em concomitância ao técnico escolhido no momento da inscrição. O processo seletivo é composto por provas objetivas de Português e de Matemática e uma redação. Concorrem alunos de escolas privadas e públicas. Os da rede pública têm 50% das vagas reservadas, conforme Lei de Cotas.  

Voltado para os cursos técnicos integrados de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos são voltados para estudantes que não concluíram o ensino médio e possuem mais de 18 anos. A seleção é feita através de prova objetiva de Português e Matemática e redação.

Técnico Subsequente

Processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRN. Os cursos são voltados para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam uma formação profissionalizante. Duração média de dois anos. A seleção é feita através de prova objetiva de Português e Matemática e redação.

Cursos superiores de graduação de tecnologia e de licenciatura, que usam como critério de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ingresso, dependendo das regras estipuladas pelos editais, pode acontecer de duas formas:

Via SiSU: leva em consideração a nota da última edição do ENEM. O candidato deve se inscrever no site do SiSU, no período determinado em edital do Ministério da Educação (MEC).

Via IFRN: em geral, aceita uma das notas das três últimas edições do ENEM. O candidato se inscreve no sistema gestor de concursos do Instituto. Ao preencher o formulário de inscrição, define qual a versão do ENEM deseja utilizar.

     

     

    Especializações e aperfeiçoamentos: cursos ofertados presencialmente e a distância. Os processos seletivos, em geral, levam em consideração análise de currículo e histórico acadêmicos. 
     
    Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), vinculado à Diretoria de Ciências do Campus Natal-Central do IFRN, e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), oferecido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em parceria com a Coordenação de Física do Campus Natal Central, um dos polos nacionais. Fazem parte do processo seletivo provas escritas, análise de currículo e defesa de projeto de pesquisa e de memorial, respectivamente.
     
    Sistema gestor de concursos do IFRN (http://ingresso.ifrn.edu.br): site para realização e acompanhamento de inscrição dos processos seletivos gerenciados pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN.

    Ações do documento

    Página em carregamento