Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

campus lajes

Servidor e estudantes produzem conteúdo educativo em Libras

Objetivo é permitir o acesso de surdos a temas de relevância para a cultura e a ciência

Publicada em 04/06/2019 Atualizada há 1 ano

Trecho da produção audiovisual em libras, disponibilizado no Youtube

Campus Lajes do IFRN acaba de lançar na rede mundial de computadores produção audiovisual de inclusão, coordenada pelo servidor Leonidas Cândido Araújo. O material produzido pode ser acessado no canal do Youtube FRN Lajes - Tradução Libras. O primeiro vídeo educativo foi feito em libras com o tema "eletricidade". O objetivo é produzir e disponibilizar material educativo com acesso para alunos surdos, contribuindo com os processos de inclusão social desses cidadãos. 

Entre os desafios para a produção de conteúdo, Leonidas aponta a dificuldade para levantar os equipamentos necessários, uma vez que a área audiovisual não integra o foco tecnológico do Campus Lajes. Ainda assim, o servidor pretende dar continuidade ao projeto: "espero permanecer disponibilizando materiais com maior frequência. Também almejamos disponibilizar traduções de outras disciplinas, mas mantendo o foco na utilidade desse material para a comunidade surda". 

O Campus Lajes conta com projeto de Extensão "Libras para os surdos em Lajes", sob coordenação de Leonidas. O enfoque do projeto é fazer um levantamento dos surdos, no município, e cadastrá-los para realizar acompanhamentos focados nesse grupo. "No projeto contamos com a ajuda de cerca de 50 alunos voluntários. Entre eles, tivemos estudantes que participaram dos testes de produção do vídeo em libras, em específico, a aluna Daniela Soares, que contribuiu fazendo os subtítulos", destaca o servidor. 

 Acesse: 

A história da eletricidade - Libras  

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas