Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPUS APODI

VI Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do IFRN/ Campus Apodi tem início nesta segunda-feira

Nesta edição, o evento será norteado pelo tema “Formação profissional: desafios e perspectivas no mundo do trabalho”

Publicada em 07/06/2018 Atualizada há 1 ano

No mundo do trabalho contemporâneo as perspectivas de uma vida profissional exitosa e a formação profissional de qualidade andam de mãos dadas. A crescente competitividade e as constantes exigências do mundo do trabalho são alguns dos principais desafios que os profissionais das mais diversas áreas do trabalho enfrentam na sociedade atual e implicam em uma reflexão obrigatória acerca do próprio processo de formação profissional. Neste sentido, discutir sobre formação para o mundo do trabalho em nossos dias é uma tarefa desafiadora e urgente, principalmente quando consideramos o pensamento fragmentado e disciplinar de um paradigma dominante na educação.

Uma educação focada muitas vezes, na sua área de expertise e que desconsidera a formação de um profissional que necessita transitar em áreas diversificadas de conhecimento, com habilidades múltiplas que incluem de modo geral, saber comunicar-se de forma efetiva e variada, gerenciar informações, decidir o que precisa ser medido ou calculado, pensar e resolver problemas, demonstrar comportamentos e atitudes positivas, como flexibilidade e responsabilidade, ser um ávido e constante aprendiz, trabalhar colaborativamente, dentre outras habilidades relacionadas a estas (CONFERENCE BOARD OF CANADA, 2014) que precisam ser adicionadas aos conteúdos curriculares específicos, para dessa forma, promover a formação profissional que corresponda às expectativas atuais do mundo do trabalho e encare os seus desafios.

É com esse intuito que a VI Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do IFRN/ Campus Apodi (VI EXPOTEC) pretende por meio desta edição intitulada “Formação profissional: desafios e perspectivas no mundo do trabalho” promover reflexões e atitudes positivas de enfrentamento a muitos desses desafios referentes à formação profissional. O evento acontece no período de 11 a 15 de junhoe promoverá a visualização de perspectivas exitosas de atuação no mundo do trabalho, nas mais diversas áreas de atuação profissional, por meio de palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos científicos e artísticos-culturais. Esperamos contar com a sua presença e participação para juntos compartilharmos aprendizados e fomentar novos conhecimentos nesta importante temática.

Minicursos e Oficinas

Nesta edição, serão disponibilizadas 993 vagas, distribuídas em 39 minicursos e oficinas, as atividades possuem carga horária de 4, 8 ou 12 horas (de acordo com a escolha da capacitação) e todos os participantes inscritos receberão material de apoio e certificado. As inscrições podem ser realizadas no site do evento, até o dia 10 de junho. Só é permitida participação em até 2 minicursos/oficinas por pessoa. Para efetuar a inscrição o interessado deve está cadastrado no hotsite do evento (www.even3.com.br/viexpotec).

Arraiá

Campus Apodi do IFRN promoverá a sétima edição do Arraiá Só do Bom, que acontecerá no largo do estacionamento da instituição, no dia 15 de junho (encerramento da VI EXPOTEC), a partir das 18h. Nossa festa junina terá quadrilha improvisada, show de talentos e muito forró. A infraestrutura do evento contará com espaço cultural e praça de alimentação formada por 8 barracas distribuídas em bebidas, comidas típicas e diversão. 

Semana do Meio Ambiente

O último dia de evento será dedicado a conscientização sobre o meio ambiente, sob a coordenação da comissão Campus Verde (Apodi), serão realizadas 3 palestras: "Química Verde e Desenvolvimento Sustentável", "As atividades das cooperativas de reciclagem: o caso ACRESEA" e "Energia limpa e sistemas fotovoltaicos", no final será mostrado o resultado da campanha de arrecadação de garrafas pet.

 

Acesse:

Programação - Palestras

Programação - Minicursos

Lista de apresentação de trabalhos - Pôster

Lista de apresentação de trabalhos - Oral

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas