CAMPUS PAU DOS FERROS

Unidade Industrial-Escola destaca resultados alcançados

Criada em 2014, a Unidade traz a tona o trabalho de sua Diretoria de Gestão (DGUIE)

Publicada em 14/02/2019 Atualizada há 1 ano

A diretoria observa resultados que abrangem participação interna e externa com a comunidade

Dentre os cinco campis do IFRN que possuem Unidades Agrícolas/Industriais-Escola (UIE) em sua estrutura, a de Pau dos Ferros, criada em 2014, se destaca através resultado do trabalho de sua Diretoria de Gestão da Unidade Industrial-Escola (DGUIE), que atende à diversas atividades incluindo demandas acadêmicas e institucionais.

O objetivo da Unidade é produzir e analisar insumos para atender necessidades de programas desenvolvidos pela Instituição, bem como de manutenção do campus (refeitório, eventos) e da própria unidade de produção, além de apoiar o ensino (aulas práticas), a pesquisa (projetos) e a extensão (capacitação por meio de cursos).

Responsável por receber matéria-prima e transformar em produtos alimentícios, a Unidade fabrica nos laboratórios do próprio campus uma variedade de gêneros alimentícios como: doce de leite, iogurte, queijo coalho, geleia, mel em sachê (em parceria com acadêmicos de Apicultura), polpa de frutas, doce cremoso, em calda, em barra. Parte dessa produção é destinada à merenda escolar dos alunos.

Segundo Rosane Liége Alves de Souza, diretora da UIE, o local conta com dois bolsistas, entre eles Maria Anyelly da Silva, estudante do 3º ano do Técnico Integrado em Alimentos: “Ser bolsista daqui servirá muito para a minha vida profissional, pois como penso em seguir carreira na área de alimentos, o curso e a experiência de trabalho na bolsa irão contribuir para minha formação profissional”, relata.

Os resultados positivos que a diretoria observa abrangem participação e interação em exposições, feiras de ciências, eventos, aulas práticas, cursos e oficinas de capacitação, fornecimento de coffee-breaks em reuniões institucionais de gestão, no fornecimento de merenda escolar, suporte acadêmico-científico em atividades de extensão com a comunidade externa, além de eventos internos e externos como: Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC), Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), onde são mostrados produtos e serviços da Unidade Industrial.

Para mais informações sobre o local e atividades, ligue para (84) 4005-6616 ou entre em contato pelo e-mail  dguie.pf@ifrn.edu.br.

extensao