Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

Trabalho do Câmpus Natal-Zona Norte é premiado em mostra de ciência e tecnologia

Projeto visa ao reaproveitamento de uma substância para remover metais tóxicos da água do petróleo

Publicada em 28/05/2013 Atualizada há 12 meses

Os alunos do curso técnico integrado de Eletrônica Andrew Medeiros, Anderson Marques e Mário Neto conquistaram o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) de Excelência em Iniciação Científica, com o projeto "Estudo de adsorção em quitosana, de íons cobre II presentes na água produzida do petróleo".  O projeto, coordenado pelo professor Roberto Cunha Lima, propõe o reaproveitamento da biomassa poluidora (lixo) oriunda de crustáceos, largamente encontrada no litoral potiguar, para remoção de metais tóxicos e pesados da água injetada na rocha para a extração do petróleo.

A premiação aconteceu durante a Expo MILSET Brasil, feira tecnológica anual, realizada de 20 a 24 de maio, em Fortaleza/CE. Além do reconhecimento, a equipe recebeu um certificado e, agora, terá orientação para elaborar um artigo científico para publicação no periódico da associação, o Scientia Prima. Para o grupo, a participação na mostra superou as expectativas: "Ficamos muito felizes com a premiação, principalmente, por ser a primeira vez que apresentamos o nosso trabalho em eventos desta importância. Representar o Rio Grande do Norte em meio a tantos bons pesquisadores foi incrível. Agora é manter o foco e dar continuidade ao projeto", comemora Andrew.

Este não foi o único trabalho apresentado pelo Câmpus Zona Norte na Mostra.  Os alunos Joatã Oliveira, Allyson Borges e Caio Celso Araújo apresentaram o projeto "Brise-soleil automático e autossuficiente para controle de luminosidade de sala de aula do IFRN/ZN", sob a coordenação do professor Marcus Vinícius Fernandes. O trabalho consiste na confecção de um brise-soleil, que é um dispositivo arquitetônico  instalado em paredes e janelas para  diminuir a incidência direta de radiação solar,  evitando assim a concentração excessiva de calor em ambientes internos. Para Joatã, a experiência adquirida no evento vai servir como motivação para almejar resultados maiores: "Interagir e aprender com pessoas renomadas da nossa área foi muito válido. Sem dúvida, isso vai nos ajudar a aperfeiçoar ainda mais o projeto", comenta.

A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET) que visa motivar o intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade uma forma geral. A mostra reúne anualmente projetos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior de todos os estados do nosso país, bem como projetos internacionais de diversos países convidados.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas