SUSTENTABILIDADE

Terceira usina solar do IFRN começa a funcionar no Campus São Paulo do Potengi

Os campi Canguaretama e Currais Novos contarão com usinas fotovoltaicas, até o final de maio

Publicada em 22/04/2014 Atualizada há 1 ano

Usina solar do Campus Ceará-Mirim é a terceira a entrar em funcionamento no IFRN

A usina fotovoltaica do Campus São Paulo do Potengi entrou em funcionamento, na tarde da última quinta-feira (17). Esta é a terceira usina solar inaugurada no IFRN, sendo a primeira instalada no prédio da Reitoria, localizado em Natal, e a segunda usina do Campus Ceará-Mirim.  O IFRN é a primeira instituição pública a contar com o novo sistema.

Até o final de maio deste ano, o Instituto contará com cinco usinas fotovoltaicas. De acordo com o engenheiro eletricista do IFRN, Franclin Róbias, nos campi Canguaretama e Currais Novos, a instalação já teve início e o processo deverá ser encerrado no próximo mês com a ligação da usina ao sistema de medição da Cosern.

A usina do Campus São Paulo do Potengi tem uma potência instalada de 112,8 KWp, em uma área aproximada de 800 m². Formadas por placas solares, as usinas transformam a energia do sol em elétrica e, interligadas diretamente à Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern), geram descontos proporcionais na conta de luz. A previsão é que a usina do Campus São Paulo do Potengi, formada por 480 painéis solares de 235 Wp, produza mensalmente um total de 16.000 KWh.

O Instituto contará ainda com usinas solares interligadas à rede nos campi avançados de Parelhas e Lajes, que estão em construção e devem ser concluídos até o final de 2014. O Instituto contará então com um total de sete usinas, que somarão uma capacidade de geração total de 550 kWp, o que contribui efetivamente para a diversificação da matriz energética do Instituto.

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA

O sistema de compensação de energia através da produção de fontes alternativas, como as placas solares, foi permitido pela Resolução Normativa 482, de 17 de abril de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O IFRN é a primeira instituição pública do Rio Grande do Norte a contar com o novo sistema regulamentado pela Resolução 482/2012.

A partir da norma da Aneel, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês seguinte.

Saiba mais sobre a Resolução 482/2012.

Saiba mais:

Painéis de energia solar entram em funcionamento na Reitoria do IFRN

Segunda usina solar do IFRN começa a funcionar no Campus Ceará-Mirim

extensao