Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pós-graduação

Servidores do IFRN lotam auditório em reunião sobre pós-graduação fora do Brasil

Na pauta, renovação do convênio e orientações acadêmicas sobre pós-graduação na Universidade do Minho, em Portugal.

Publicada em 07/02/2017 Atualizada há 1 ano

Servidores lotaram o auditório para saber mais sobre o convênio e sobre as pós-graduações

Com auditório cheio e transmissões por videoconferência e pela página oficial do IFRN pelo Facebook, a reunião dos servidores do Instituto com os professores da Universidade do Minho (UMinho) durou mais de uma hora. Conduzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), o encontro permitiu que informações fossem divulgadas sobre os protocolos de convênio para pós-graduação na universidade portuguesa.

Recepcionados pelo professor Wyllys Tabosa, reitor do IFRN, os servidores que compareceram à reunião ouviram dele as boas-vindas; Wyllys deu ênfase à comemoração dos seis anos de lançamento do convênio, celebrados na sexta, 10/2/2017, e comentou sobre a intenção da gestão em dar continuidade à parceria e ampliação do programa. A novidade é que pode ser lançado um mestrado com vagas exclusivas para os técnicos-administrativos.

Após a fala do professor Wyllys, o pró-reitor Márcio Azevedo, da Propi, explicou os motivos e objetivos do encontro citando a convocação dos suplentes do programa e comentando a função da Diretoria de Gestão de Pessoas na busca por novas demandas de servidores para a sequência do convênio. 

Seleção

A reunião contou com a presença de parte da delegação portuguesa, que, entre outros, destacou a ampliação do convênio mantido entre as instituições, elogiou o nível dos trabalhos e a estrutura do IFRN. Surgido em 2011, o programa era restrito à pós-graduação em nível de doutorado. Agora, em seu sexto ano de implantação, a oferta deverá abranger mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisas e publicações conjuntas e eventos que unam as duas casas de ensino. 

Após o encerramento do encontro e o retorno da delegação à Portugal, teremos um tempo de espera até que sejam definidos os detalhes da renovação do convênio e o aumento no alcance dos programas. “O importante aqui é ressaltar que cabe às escolas que compõem a Universidade do Minho a seleção dos projetos e que, sobre a quantidade de vagas, somente eles podem definir, afinal, apenas eles sabem quantas orientações poderão absorver”, declarou o professor Márcio. 

Nesta quarta (7), a delegação portuguesa vai se reunir novamente com a gestão do IFRN para definir a proposta do convênio que será levada à direção da UMinho. Enquanto isso, os servidores do Instituto podem acessar a página da universidade lusitana a fim de procurar as informações sobre linhas de pesquisa e elementos necessários ao projeto de submissão. 

Para ter acesso ao vídeo completo da reunião, clique AQUI.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas